Eleições 2024: TRE inicia preparação das urnas para 2° turno em Fortaleza e Caucaia
Urnas passam por novos testes e recebem informações sobre candidatos aptos para concorrer ao segundo turno
14:22 | Out. 17, 2024
A preparação das urnas eletrônicas para o 2° turno das eleições municipais em Caucaia e Fortaleza foi iniciada nesta quinta-feira, 17, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). As urnas que estavam em pleno funcionamento no 1° turno do pleito eleitoral serão atualizadas com as informações das seções, candidatos e eleitores, além de passarem por novos testes de integridade.
Secretário de eleições do TRE-CE, Caio Guimarães explica que o procedimento de preparação das urnas, além de atualizar os dados de candidatos que estarão concorrendo, também é uma nova chance de realizar verificações para “garantir que elas vão funcionar bem”.
A inserção das informações nas urnas segue até 21 de outubro na Capital e ocorre de 21 a 23 de outubro em Caucaia, das 8h às 17h. Além de membros da sociedade civil, partidos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades acompanham os procedimentos de carga de mídias nas urnas.
Como funciona a carga de informações para as urnas
Ao todo, 6.034 urnas serão preparadas para o segundo turno, em 27 de outubro. Dessas, 5.274 para Fortaleza e 760 para Caucaia. Para o 2° turno, Caio explica que a inserção de dados é feita a partir da mídia de resultado.
“Essa mídia de resultado é gerada em uma cerimônia auditada com a participação da sociedade. Ela insere na urna a informação de que ela vai funcionar em segundo turno e que apenas os candidatos A e B vão ser aqueles aptos a funcionar”, complementa o secretário.
Transparência do procedimento
O processo de inserção das informações pode ser acompanhado presencialmente, desde que haja um cadastro prévio, para fornecer transparência nos procedimentos de preparação das urnas. “É aberto ao público, então as pessoas só precisam se cadastrar e comparecer aqui nesse local, no centro de armazenamento de urnas”, explica Caio Guimarães.
“Toda a carga de urna, além do primeiro turno, no segundo turno, ela fica com os números e dados na internet. Então qualquer eleitor pode pegar na internet o dado de uma urna carregada e conferir lá no local de votação, que é para bater todos os dados, inclusive os dados matemáticos e os dados de tecnologia da informação”, informa o secretário.
Próximo passo
Após a preparação das urnas eletrônicas, elas passam a ser armazenadas sob vigilância constante para, a partir da próxima quarta-feira, 23, até 26 de outubro, começarem a ser levadas aos locais de votação.
Colaborou Lorena Nantua/Especial para O POVO