Guimarães elogia desempenho do PT no Cariri e cita Fernando Santana para presidência da Alece
Líder do Governo Lula, José Guimaraães, "retiraram das urnas de Juazeiro" os ensinamentos, principalmente, por terem acreditado que já estavam eleitosLíder do Governo Lula (PT), José Guimarães (PT), foi entrevistado pela rádio O POVO CBN Cariri nesta terça-feira, 15, e fez uma avaliação das eleições municipais de 2024. O deputado celebrou o resultado PT na Região do Cariri — 12 prefeitos eleitos dentre os 29 município do Cariri são petistas— e projetou, apesar da derrota de Fernando Santana (PT) em Juazeiro do Norte, que o candidato na sucessão de Evandro Leitão (PT) na presidência da Assembleia Legislativa (Alece).
Quando indagado sobre os resultados, Guimarães afirmou que o desempenho é "resposta de um trabalho que o partido faz na região" e que já era esperado o resultado positivo. E quanto a Juazeiro, diz ter sido uma eleição muito atípica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Fernando teve um extraordinário desempenho, com 45% dos votos, e poderia ter sido eleito. Mas acho que nós menosprezamos, nós subestimamos as ações da prefeitura que se preparou para fazer na última semana o enfrentamento com ações muito fortes [...] quando termina uma eleição você não pode deixar de reconhecer as vitórias e derrotas” analisou o deputado.
Além disso, o petista afirma ainda que "retiraram das urnas de Juazeiro" os ensinamentos, principalmente, por terem acreditado que já estavam eleitos, mas diz ainda que “na democracia não se pode ganhar tudo”. Fernando foi derrotado e não conseguiu impedir a reeleição de Glêdson Bezerra (Podemos), primeiro gestor do município a conseguir se reeleger.
Leia mais
Pensando no futuro, o petista ponderou que Fernando seria um dos novos nomes de aposta para o PT Ceará, e que passado o segundo turno na Capital com eventual vitória de Evandro Leitão (PT) para prefeito, Fernando Santana seria um dos cotados para assumir a presidência da Alece.
“Quem coordena é o governador. Evidentemente que o nome do Fernando é um nome que está qualificado e preparado para assumir qualquer missão e principalmente a presidência da Assembleia”, confirmou o petista.
Guimarães também comentou sobre os boatos de uma possível 'desunião' do partido após a escolha de Evandro para concorrer à Prefeitura de Fortaleza. O deputado defendeu que o partido não é 'autoritário e antidemocrático'.
"Eu não quero o PT um partido como os outros que ganha as eleições e pronto. O PT tem que ter vida cotidiana, tem que ter vida social, tem que ter relação com a sociedade [...] nós temos que dar uma chacoalhada geral no PT para que ele cumpra sua missão histórica que é consolidar as políticas do presidente Lula e continuar sendo a referência de esquerda que ele é para o mundo, américa latina e ao Brasil” completou.