Datafolha Fortaleza: 65% dos eleitores escolheram o candidato pelo menos um mês antes da eleição
Outros 5% decidiram o voto na véspera da votação, enquanto 10% fizeram escolha somente no dia 6 de outubro, data do 1º turnoA pesquisa Datafolha Fortaleza, contratada pelo O POVO e divulgada na última quinta-feira, 10, perguntou em que momento os eleitores da Capital decidiram o voto no primeiro turno das eleições. O levantamento mostrou que boa parte dos entrevistados escolheram o candidato pelo menos um mês antes do pleito, realizado em 6 de outubro.
Questionados em que momento da campanha decidiram em qual candidato iriam votar, 65% dos eleitores afirmaram ter escolhido um mês antes da eleição. Outros 11% indicaram que a decisão foi feita 15 dias antes, enquanto 9% escolheram o nome uma semana antes do primeiro turno.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já 5% dos eleitores fizeram a escolha do voto na véspera do primeiro turno e 10% escolheram no próprio dia da eleição. Por outro lado, 1% dos eleitores afirmou não saber quando a decisão foi tomada.
Ao todo, 826 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, foram entrevistadas entre os dias 8 e 9 de outubro em Fortaleza. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-03752/2024.
O levantamento do instituto Datafolha também mostrou os resultados do questionamento por candidato. Veja os números:
Pelo menos um mês antes da eleição:
André Fernandes: 66%
Evandro Leitão: 69%
José Sarto: 69%
Capitão Wagner: 57%
15 dias antes da eleição:
André Fernandes: 14%
Evandro Leitão: 10%
José Sarto: 6%
Capitão Wagner: 12%
Uma semana antes da eleição:
André Fernandes: 9%
Evandro Leitão: 7%
José Sarto: 8%
Capitão Wagner: 13%
Na véspera da eleição:
André Fernandes: 4%
Evandro Leitão: 6%
José Sarto: 5%
Capitão Wagner: 8%
No próprio dia da eleição:
André Fernandes: 7%
Evandro Leitão: 7%
José Sarto: 13%
Capitão Wagner: 11%
Na reta final do 1º turno, André Fernandes (PL) era o candidato cujo maior parcela do eleitorado definiu o voto com mais antecedência. 66% dos eleitores do candidato do PL afirmam ter tomado a decisão um mês antes do pleito, enquanto 14% escolheram a duas semanas da eleição. Em relação a André, apenas 4% tomaram a decisão na véspera e 7% no dia 6 de outubro. Ou seja, 11% dos votos que obteve foram conquistados nas últimas horas antes do voto.
Para Evandro Leitão (PT), 69% dos eleitores escolheram votar no petista pelo menos um mês antes, enquanto 10% se decidiram por votar nele duas semanas antes da votação. Outros 6% formaram o voto na véspera e 7% no dia da eleição. Assim, 13% dos eleitores do petista o escolheram na reta final da campanha do 1º turno.
No caso de José Sarto (PT), que ficou em terceiro lugar na disputa, 69% dos eleitores do atual prefeito que foram entrevistados decidiram o voto com, pelo menos, um mês de antecedência, enquanto 6% escolheram votar no pedetista 15 dias antes do pleito e 8% na semana anterior. 5% escolheram o candidato na véspera e 13% no dia, ou seja, 18% dos entrevistados decidiram votar no prefeito horas antes de irem às urnas.
Para Capitão Wagner (União), 57% dos eleitores definiram o voto com, pelo menos, um mês de antecedência, 12% escolheram 15 dias antes e 13% a uma semana da eleição. 8% decidiram votar em Wagner na véspera e 11% no dia da eleição. Assim, 19% dos eleitores escolheram o ex-deputado federal nas últimas horas antes do pleito.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente