Prefeito de Baturité celebra suspensão de inelegibilidade e projeta ação integrada com Guaramiranga

Prefeito concedeu entrevista a O POVO CBN na manhã desta segunda-feira, 14

Em entrevista realizada na manhã desta segunda-feira 14, na rádio O POVO CBN, o prefeito reeleito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos), celebrou a decisão que suspendeu os efeitos da decisão que gerava inegibilidade para sua chapa. O juiz do Tribunal Superior eleitoral (TSE), André Mendonça, suspendeu a decisão que condenava o prefeito e seu vice Irmã Carlinhos (PSB) à inelegibilidade por oito anos.

Segundo o prefeito, a decisão do magistrado foi a mais justa “e é a que vai prevalecer para reassumirmos o mandato e garantir dias melhores para população de Baturité”. O atual gestor do município serrano foi reeleito com 79,52% dos votos contra 20,48% dos votos do candidato Ivo Júnior (PSD).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o candidato, sua gestão foi modelo na Região do Maciço de Baturité. “A gente fez uma gestão modelo no município de Baturité, a gente recebeu os municípios com vários desafios em uma época pandêmica. Tenho orgulho de ser o primeiro prefeito reeleito da história de Baturité com quase 80% dos votos”, disse o prefeito.

A decisão também beneficiou o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e o suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB), que também foram condenados ao mesmo período de inelegibilidade.

A cassação do prefeito e dos parlamentares foi determinada pelo TSE em maio deste ano. Eles foram acusadas de abuso de poder político e de autoridade. De acordo com a denúncia, o prefeito teria utilizado as redes sociais oficiais da gestão municipal para agradecer os deputados por ajudar a viabilizar obras na cidade em período de eleição quando os parlamentares eram candidatos à reeleição.

Esposa de Herberlh foi eleita prefeita de Guaramiranga

A esposa de Herberth, Ynara Mota (Republicanos), foi eleita prefeita de Guaramiranga. Perguntado como deve ser feito uma integração entre a administração dos dois municípios, que são vizinhos, o prefeito disse que esse seria um "desejo" do governador Elmano de Freitas (PT) o "desenvolvimento da região".

"Estamos construindo um hospital municipal, que é um sonho da população, e o município de Baturité não tinha um hospital público, muito por isso, o governador nos garantiu a vinda do hospital’, disse o prefeito elogiando Elmano.

Segundo o gestor, ele tem procurado trabalhar com todos os prefeitos da região, mas a relação com a nova gestão de Guaramiranga será especial. “Guaramiranga traz todo turismo para nossa região, simboliza a beleza das nossas terras, onde a gente planeja fazer um desenvolvimento integrado da nossa região, para que a gente tenha propostas turísticas para toda semana, e não apenas final de semana, além do bem estar social, é para isso que a gente vai trabalhar de forma integrada”, concluiu o prefeito.

Ao ser indagado se sua reeleição e a eleição de sua esposa representariam o surgimento de um novo grupo político, Herberth disse que não tem interesse em “fazer disso um meio de vida”.

Segundo o gestor, o que garantiu a eleição de sua esposa foi “gestão responsável, gestão inovadora” feita por ele no município de Baturité, e que as pessoas quererem replicar isso em Guaramiranga.

“A gente tem feito uma gestão muito responsável, e quando acontece que de um gestão dessa ser eleita em Guaramiranga, na verdade, as pessoas entenderam que esse modelo de gestão que tem apresentado resultados no município de Baturité, ele merece ser replicado em outras cidades”, respondeu o prefeito.

Ele diz que deu apoio a muitos prefeitos da região com os quais tinha amizade. “Eu apoiei outros prefeitos na região, que não são da família, mas são perfeitos amigos que saíram vitoriosos”, finalizou Herberth.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar