Datafolha: Em Fortaleza, mais mulheres se dizem petistas enquanto homens mais bolsonaristas
No geral, fortalezenses se dizem mais petistas do que bolsonaristas, confira os númerosO segundo turno das eleições em Fortaleza traz uma polarização nacional envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido Liberal (PL), do ex-chefe do Executivo, Jair Bolsonaro.
A pesquisa Datafolha, encomendada pelo OPOVO, perguntou aos eleitores de Fortaleza se eles se consideram mais bolsonaristas ou petistas. O questionário apontou uma escala de 1 a 5 para apontar o espectro político onde a pessoa melhor se encaixaria, onde 1 é bolsonarista e 5 petista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
23% dos entrevistados disseram-se bolsonaristas, enquanto 33% consideram-se petistas. Outros 7% colocaram-se mais para bolsonaristas, 11% mais para petistas e 21% responderam 3, colocando-se no meio entre os polos apresentados. 3% responderam nenhum e 1% não soube responder.
Ao todo, 826 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, foram entrevistadas entre os dias 8 e de 9 de outubro em Fortaleza.
A margem de erro da pesquisa Datafolha Fortaleza é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-03752/2024.
Considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?
1 (Bolsonarista)- 23%
2- 7%
3- 21%
4- 11%
5 (Petista)- 33%
Nenhum: 3%
Não sabe: 1%
Homens mais bolsonaristas, mulheres mais petistas
Na enquete, há uma variação de acordo com o gênero do eleitor entrevistado. Isto porque, enquanto no público masculino 34% se diz bolsonarista (respostas 1 e 2), o número cai para 27% entre as mulheres.
Bolsonaristas (1 + 2)
Homens: 34%
Mulheres: 27%
Por outro lado, 40% se diz petista (respostas 4 e 5) no público masculino, número que cresce para 49% entre as mulheres.
Petistas (4 + 5)
Homens: 40%
Mulheres: 49%
Agregador de pesquisas
As tendências eleitorais apresentadas pelas pesquisas de intenção de voto dos principais institutos estão reunidas em agregador disponibilizado pelo O POVO+. A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.
Como a pesquisa Datafolha é feita?
A pesquisa é quantitativa, por amostragem. Questionários são aplicados em abordagem pessoal presencial em pontos de fluxo de pessoas espalhados por Fortaleza.
As respostas são coletadas com utilização de tablet e questionário eletrônico.
Onde a pesquisa Datafolha é feita?
A pesquisa Datafolha em Fortaleza é realizada em 59 pontos de abordagem sorteados em todas as regiões de Fortaleza.
A relação completa dos bairros onde a pesquisa é feita será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, conforme resoluções do TSE.
Como o Datafolha escolhe quem é entrevistado?
Os entrevistados pelo Datafolha são selecionados em três etapas:
- Sorteio das regiões da cidade e bairros que farão parte da amostra
- Sorteio dos pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas
- Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário. O sorteio respeita cotas de sexo e faixa etária.
Os dados relativos a sexo e faixa etária são baseados nas informações fornecidas pelo TSE sobre o eleitorado, relativas a agosto de 2024), e em informações do IBGE (PNAD 2023 e Censo 2022), além de números primários de outros levantamentos do instituto.
Controle e verificação dos dados
Os entrevistadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados pelo Datafolha, com instruções específicas para esse projeto. São checados, no mínimo, 20% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado e codificado.
Antes do processamento final e emissão dos resultados, é realizado processo de consistência dos dados.
s dados coletados e tratados nesta pesquisa atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo ao respondente o sigilo de sua identidade e o correto tratamento das respostas.
A eleição para prefeito de Fortaleza em 2024
O segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza ocorre em 27 de outubro. Estão na disputa André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Fernandes passou em primeiro, com 562.305 votos, 40,2% dos votos válidos.
Evandro teve 480.174 votos, 34,33% dos votos válidos.
O 1º turno das eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorreu em 6 de outubro. Fortaleza tinha 9 candidatos na disputa.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente