Guimarães diz que Figueiredo "honra o brizolismo" ao apoiar Evandro no 2º turno
O líder do Governo Lula celebrou a decisão do presidente nacional do PDT em se manifestar favorável à candidatura do PT em Fortaleza
15:53 | Out. 14, 2024
O líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), disse que André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT, honrou o legado de Leonel Brizola e a própria história ao declarar apoio a Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza.
"Com o anúncio do apoio à candidatura do companheiro Evandro Leitão, André Figueiredo honra a história do brizolismo e a sua própria, no Ceará, de compromisso com as causas trabalhistas e com a democracia", declarou nesta segunda-feira, 14.
Em sua declaração de apoio a Evandro, Figueiredo destacou justamente os ideais de Brizola, fundador do PDT, ao dizer que deve estar lado a lado com "aqueles que verdadeiramente defendem a democracia".
Leia mais
O deputado federal pedetista André Figueiredo havia defendido neutralidade do partido, mas pessoalmente destacou que votaria em Evandro. Já outros membros da sigla, como Roberto Cláudio, declarou voto a André Fernandes (PL), candidato da direita e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista ao Jogo Político, realizado na última semana, Guimarães reforçou que as cúpulas dos partidos estavam dialogando para que houvesse uma aliança na capital cearense, inclusive agregando ideias do programa de governo do atual prefeito José Sarto (PDT), que não avançou ao segundo turno.
“A presidenta Gleisi Hoffmann (presidente do PT) esteve reunida, ontem, com Carlos Lupi, presidente (licenciado) do PDT, formulando o convite para que o PDT estadual entrasse na campanha do Evandro. Incorporando algumas das ideias do programa do candidato que não obteve êxito. Eu conversei com o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, o qual tenho uma ótima relação em Brasília, e as coisas estão evoluindo”, declarou.