Datafolha: para 80% dos eleitores em Fortaleza, candidatos deveriam ser mais preparados

Mesmo considerando todas as candidaturas em primeiro turno, eleitores da Capital não se mostraram satisfeito com nível dos candidatos

11:15 | Out. 14, 2024

Por: Marcelo Bloc
André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Eduardo Girão (Novo), Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (PSOL) estão entre os candidatos que concorreram no primeiro turno (foto: Reprodução/Youtube GCMAIS)

O Datafolha questionou aos eleitores de Fortaleza se eles consideram que os candidatos a prefeito estão à altura do que Fortaleza precisa ou deveriam ser mais preparados para enfrentar os problemas da cidade. A pergunta levou em consideração todos os candidatos que disputaram a eleição para prefeito no primeiro turno.

A grande maioria, 80%, afirmou que os candidatos deveriam estar mais preparados, 18% disseram que eles estavam à altura do que Fortaleza precisa e 2% não souberam responder.

Levando em consideração a classificação de eleitores por gênero, idade, escolaridade e renda familiar mensal, chamou a atenção a pequena variação nas respostas relacionadas ao assunto.

Dentre os que acreditam que os candidatos deveriam ser mais preparados, o maior índice foi de 84%, entre eleitores com renda familiar mensal de 2 a 5 salários mínimos, enquanto os menores índices, 76%, apareceram entre eleitores com 60 anos ou mais e entre os que têm ensino superior.

Já entre os eleitores que acreditam que os candidatos estavam à altura dos que a Capital precisa, 23% foi o maior índice, entre os com ensino superior. O menor índice esteve entre os jovens de 16 a 24 anos, com 14%.

Considerando todos os candidatos que disputaram a eleição para prefeito no primeiro turno, você diria que estavam à altura do que Fortaleza precisa ou deveriam ser mais preparados para enfrentar os problemas da cidade?

Estavam à altura do que Fortaleza precisa 18%
Deveriam ser mais preparados 80%
Não sabe 2%