André x Evandro: quem os candidatos derrotados do 1º turno apoiam agora em Fortaleza

O pleito tem data para o dia 27 de outubro e tem André Fernandes e Evandro Leitão na disputa

20:33 | Out. 14, 2024

Por: Cíntia Duarte
André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Eduardo Girão (Novo), Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (PSOL) estão entre os candidatos que concorreram no primeiro turno (foto: Reprodução/Youtube GCMAIS)

Com nove candidaturas, nenhum candidato conseguiu voto suficiente para se eleger prefeito em primeiro turno. Com 40,20% dos votos, André Fernandes (PL) conquistou a primeira vaga para concorrer ao segundo turno na Capital e enfrenta Evandro Leitão (PT), que obteve 34,33% dos votos. Assim, a maior parte dos candidatos não eleitos se posicionaram declarando apoio a um candidato de segundo turno.

O prefeito José Sarto (PDT) não conseguiu reeleição e acabou em terceiro lugar na disputa com 11,75% dos votos. Em nota, o prefeito se disse "preocupado com o rumo que a cidade tomará a partir de agora", e declarou que nenhum dos candidatos representam aquilo que acredita, assim, não irá se manifestar.

Capitão Wagner (União), que tem histórico de oposição e segue linhagem mais a direita, apontou André Fernandes como seu novo representante. Assim como Eduardo Girão (Novo). Os três candidatos, no início do ano, tentaram um acordo para entrarem em consenso quanto à candidatura que representava a direita na Capital, porém prosseguiram independentes. Com a chegada de André ao segundo turno, ele estão fechados com o candidato do PL.

Já pelo campo de esquerda, Técio Nunes (Psol), George Lima (Solidariedade), Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU), os últimos por meio do partidos, manifestaram-se a favor de Evandro Leitão, com a justificativa de serem contra o bolsonarismo em Fortaleza, que seria representada pelo candidato do PL.

O segundo turno das eleições municipais acontece no dia 27 de outubro, de 08h às 17h. São esperados 1.769.681 eleitores que estão aptos a votar. No primeiro turno, foram computados 1.495.062 votos entre válidos e não válidos.

Confira quem os derrotados no 1º apoiam agora:

  • José Sarto (PDT): neutro
  • Capitão Wagner(União Brasil): André Fernandes
  • Eduardo Girão (Novo): André Fernandes
  • Técio Nunes (Psol): Evandro Leitão
  • George Lima (Solidariedade): Evandro Leitão
  • Chico Malta(PCB): Partido apoia Evandro Leitão
  • Zé Batista(PSTU): Partido apoia Evandro Leitão