Luizianne sobe pela primeira vez no palanque de Evandro em Fortaleza

Este é o primeiro ato da campanha do candidato a prefeito do PT que ela participa

18:44 | Out. 11, 2024

Por: Thays Maria Salles
Luizianne Lins e Evandro Leitão (foto: Aurélio Alves)

Ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins (PT), compareceu pela primeira vez em ato do candidato do PT, Evandro Leitão. Ao subir no palco montado na Praça do Ferreira, ela foi aplaudida. O encontro conta com a presença do presidente Lula Inácio Lula da Silva, do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas, todos filiados ao PT

Luizianne e Evandro participaram do processo interno do PT, onde ele saiu escolhido como candidato. A ex-prefeita, por sua vez, criticou por diversas vezes como se deu a corrida interna. Ela, então, se manteve afastada do cenário eleitoral na Capital, mantendo-se focada na campanha de Waldemir Catanho (PT), seu aliado antigo, candidato a prefeito de Caucaia. Até o momento, ela não tinha feito campanha para Evandro.

A definição interna do PT ocorreu em abril. No Encontro Municipal, cinco se colocaram como concorrentes, mas de última hora, Artur Bruno, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar retiraram os seus nomes para apoiar Evandro.

Na hora da votação, Luizianne também retirou o seu nome, mas os apoiadores dela votaram nulo em forma de protesto. Leitão, por fim, foi escolhido como o candidato do PT obtendo a maior votação de delegados.

As críticas por parte da deputada e seus aliados partiu pelo fato dela ser uma petista histórica, enquanto Evandro se filiou ao partido recentemente e já foi colocado como candidato, apoiado por nomes como Camilo Santana e José Guimarães, ambos do PT. 

Em algumas declarações após o processo, a deputada criticou como se deu e por "influências externas" dentro do PT. Ela não escondeu o seus incômodos e lançou o Campo da Esquerda, corrente de petistas próximos a ela para retomar a "essência" petista. Nas redes sociais, no entanto, ela vinha sendo cobrada por militantes para participação na campanha.