Lula diz que conversará com Lupi em Brasília em meio a PDT divido no 2° turno em Fortaleza
Articulações políticas entre PT e PDT segue sem definição oficial para segundo turno em Fortaleza
19:09 | Out. 11, 2024
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Fortaleza tem movimentado o cenário eleitoral da Capital. Em cerimônia de entrega de 113 novos ônibus do Ministério da Educação, Lula mais uma vez respondeu sobre o cenário do segundo turno em Fortaleza, e afirmou que irá conversar com Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, ao voltar para Brasília.
O PDT compõe o Governo Lula, com Carlos Lupi sendo ministro da Previdência Social. Ele vem sendo citado por lideranças, como pelo deputado e líder do governo José Guimarães (PT), no processo para um possível apoio. Lula, quando questionado novamente sobre André Fernandes (PL), afirmou que não o conhece.
“Governar não é uma coisa simples, governar não é uma aventura, o qual governa falando algumas coisas que não deveria saber. O que me dá confiança, ao Evandro, é o apoio do Camilo, porque o Camilo merece 100% da minha confiança”, explicou o presidente respondendo a perguntas feitas pelo O POVO.
Ainda sem posicionamento oficial do partido, o prefeito José Sarto (PDT) candidato derrotado da sigla, declarou neutralidade, e liberou seus apoiadores para fazerem escolhas pessoais. Com isso, a maior parte da bancada pedetista na Câmara Municipal que compõem a base de Sarto declarou na tarde desta sexta-feira, 11, apoio a André Fernandes. Um deles, o atual presidente da CMFor, Gardel Rolim (PDT).
A divergência segue após o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, afirmar com exclusividade ao O POVO, que votará em Evandro, 'mesmo com dificuldades'.
Lula termina a noite no Ceará ao lado de Evandro Leitão, candidato do PT, o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e também a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Todos nomes do PT. O evento acontece às 17h desta sexta-feira, 11, na praça do Ferreira no centro da cidade.