Luizianne estreia na campanha de Evandro em ato com Lula: "Engolir o trauma"

A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza confirmou a sua participação no comício realizado na Praça do Ferreira

14:31 | Out. 11, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Luizianne Lins irá entrar na campanha de Evandro Leitão em Fortaleza (foto: FERNANDA BARROS)

A deputada federal Luizianne Lins (PT) informou que estreará na campanha de Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza, nesta sexta-feira, 11, no comício da Praça do Ferreira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação foi publicada primeiro pelo Diário do Nordeste e confirmada pelo O POVO. "Estarei sim (no ato). Conversei com o Evandro informando que estaria no segundo turno da campanha e que iria participar hoje do Comício do Lula", disse a ex-prefeita.

"Pelo perigo de um fascista despreparado para o poder governar a nossa cidade", declarou ao O POVO se referindo a André Fernandes (PL), candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Engolir o trauma que foi a eleição interna do PT e deixar para tratar isto depois das eleições nas instâncias partidárias", completou.

Esta é a primeira vez que a deputada e ex-prefeita de Fortaleza irá aparecer em uma agenda de campanha do correligionário. Os dois participaram do processo interno do PT, onde Evandro saiu escolhido como candidato. Luizianne criticou por diversas vezes como se deu a corrida interna.

A petista então se manteve afastada do cenário eleitoral na Capital, mantendo-se focada na campanha de Waldemir Catanho (PT), seu aliado antigo, candidato a prefeito de Caucaia.

Definição do PT entre Luizianne e Evandro

A definição interna do PT ocorreu em abril. No Encontro Municipal, cinco se colocaram como concorrentes, mas de última hora, Artur Brunos, Guilherme Sampio e Larissa Gaspar retiraram os seus nomes para apoiar Evandro.

Na hora da votação, Luizianne também retirou o seu nome, mas os seus apoiadores votaram nulo em forma de protesto. Leitão então foi escolhido como o candidato do PT obtendo a maior votação de delegados.

As críticas por parte da deputada e seus aliados partiu pelo fato dela ser uma petista histórica, enquanto Evandro se filiou ao partido recentemente e já foi colocado como candidato, apoiado por nomes como Camilo Santana e José Guimarães, ambos do PT. 

Além de considerar um "atropelo" contra Luizianne, que teria prioridade por sua carreira dentro do PT, o ato foi visto como uma forma de desvirtuação interna, uma vez que Evandro não é considerado "petista raiz", enquanto a ex-prefeita é grande defensora das pautas mais a esquerda.

Em algumas declarações após o processo, a deputada criticou como se deu e por "influências externas" dentro do PT. Ela não escondeu o seu incômodos e lançou o Campo da Esquerda, corrente de petistas próximos a ela para retomar a "essência" petista.