Apesar de neutralidade de Sarto, presidente do PDT confirma voto em Evandro no 2° turno

Presidente nacional do partido e deputado federal André Figueiredo apontou que vai "seguir alinhamento nacional" e votar em Evandro

15:28 | Out. 11, 2024

Por: Cíntia Duarte
Presidente nacional do PDT disse que seu posicionamento é "pessoal" (foto: Thays Maria Salles/O POVO)

André Figueiredo, presidente nacional do PDT, declarou que votará em Evandro Leitão (PT) no segundo turno da Capital. A fala foi dada nesta sexta-feira, 11, ao correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage. Após a derrota de José Sarto (PDT), o prefeito declarou neutralidade, mas liberou seus aliados partidários para fazerem escolhas pessoais. 

As negociações estão ocorrendo com agilidade nos bastidores políticos. Ainda não há declaração de apoio oficial do partido, mas, após nota publicada pelo prefeito nas redes sociais, seus apoiadores aos poucos estão expondo seus posicionamentos. André afirma que seu posicionamento é individual.

"Ontem, eu disse que compreendia que a neutralidade seria o caminho mais adequado a seguir, mas que seguirei o alinhamento nacional, ou seja, estarei com o Evandro" afirmou o pedetista. 

Em nota publicada na última quinta-feira, 10, André explica que os dois candidatos que disputam o segundo turno "não estão alinhados aos princípios e bandeiras" que defende, e portanto, a neutralidade era o mais "adequado", porém, declara que mesmo com dificuldades, votará em Evandro. 

Ainda sem posicionamento nacional, importantes pedetistas que compõem a base de Sarto declararam apoio a André Fernandes (PL) no segundo turno. O presidente da câmara, Gardel Rolim (PDT), apareceu em vídeo ao lado de outros sete integrantes do partido, entre eleitos e não eleitos, para declarar que seguirão com Fernandes. 

Já com Leitão, posicionaram os vereadores Adail Júnior (PDT) e Carlos Mesquita (PDT). Outros líderes, que fazem parte do grupo de cigação do PDT, no Partido Renovação Democrática (PRD) e do AGIR, declararam apoio ao petista.