13% dos eleitores de André e 28% dos de Evandro votam principalmente para derrotar adversário
20% dos eleitores em Fortaleza votam principalmente para derrotar adversário no 2º turnoFoi divulgada nesta quinta-feira, 10, a primeira pesquisa de intenções de voto sobre o 2º turno da eleição em Fortaleza. O levantamento foi realizado pelo Datafolha e contratado pelo O POVO. Nas intenções de voto, o cenário é de muito equilíbrio, com empate técnico entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Uma característica mais comum no segundo turno é o fato de muitos eleitores optarem em votar em um candidato pelo fato de não quererem que o adversário vença a disputa. O Datafolha questionou isso e, dentre os entrevistados na pesquisa em Fortaleza, 20% dos eleitores admitem votar em um determinado candidato pela rejeição ao adversário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Principal motivo de voto no 2º turno
Nesse recorte, 28% afirmam que votarão em Leitão para derrotar Fernandes, enquanto 13% dizem que votarão em André para derrotar Evandro.
Leia mais
No segundo turno você vai votar em _______ principalmente por que ele:
André Fernandes (PL):
- É, na sua opinião, o melhor candidato a prefeito: 74%
- Porque você quer derrotar o Evandro Leitão: 13%
- Outras respostas: 12%
- Não sabe: 1%
Evandro Leitão(PT):
- É, na sua opinião, o melhor candidato a prefeito: 60%
- Porque você quer derrotar o André Fernandes: 28%
- Outras respostas: 11%
- Não sabe: 1%
O número de de eleitores que afirmam que votarão em um determinado candidato por entenderem que ele é o melhor ainda é majoritário. 74% dos eleitores de André Fernandes afirmam isto, contra 60% dos eleitores que votarão em Evandro Leitão.
Metodologia
Período em que a pesquisa foi realizada: 8 e 9 de outubro
Número de entrevistados: 826
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%
Contratante: O POVO
Registro: CE-03752/2024
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza. É a maior cidade brasileira em que PL e PT, partidos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula, respectivamente, enfrentam-se em segundo turno.