Quem é Capitão Alberto Neto, cearense pró-Bolsonaro que disputa 2º turno em Manaus

Capitão Alberto Neto nasceu na capital cearense e disputa a prefeitura da capital amazonense contra o atual prefeito

A eleições municipais de Manaus (Amazonas) terão um 2º turno disputado pelo atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL). A curiosidade fica por conta da candidatura de oposição, já que Alberto Neto é natural de Fortaleza, Ceará.

Capitão da Polícia Militar, Alberto Neto está no segundo mandato como deputado federal pelo Amazonas, tendo sido em 2022 o candidato com a segunda maior votação do Estado, com cerca de 107 mil votos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nascido na capital cearense, Neto afirma que se mudou para o Amazonas ainda jovem, onde construiu família e uma carreira profissional. Pai de três filhos, é vice-líder do Partido Liberal e presidente do PL Manaus. Foi também vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Aos 42 anos, além de cursos ligados à carreira militar, possui bacharelados em Segurança Pública e Direito, além de pós-graduações em Gestão Pública, Ciências Jurídicas e Docência no Ensino Superior.

Ligação com Bolsonaro

A ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma marca da carreira de Alberto Neto. Não faltam referências a ele nas postagens, a quem se refere como "eterno presidente". Também há muita utilização das cores da bandeira nacional nos materiais de campanha.

"Quero levar os valores da direita de verdade – Deus, Pátria, Família e Liberdade – para a prefeitura de Manaus, e por esse caminho seguro transformar para melhor a vida de todos nós, que tanto amamos essa cidade", afirma o candidato em sua biografia publicada no site da campanha.

No primeiro turno, Capitão Alberto Neto teve 275.063 votos, o que representa 24,94% do eleitorado manauara. O atual prefeito da capital amazonense, David Almeida, teve 354.596 votos, 32,16% do total.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar