Pai e filho, irmãs e casais: familiares são eleitos prefeitos em cidades do Ceará
Apuração das urnas no último domingo, 6, mostrou que alguns prefeitos eleitos têm familiares que também venceram a eleição e comandarão municípios a partir de janeiro de 2025A eleição municipal deste ano acabou para alguns municípios do Ceará que já definiram os prefeitos ainda no primeiro turno no último domingo, 6. Apesar de separados pela distância, parte das cidades cearenses está indiretamente conectada por terem gestores ligados por algum grau de parentesco. Levantamento do O POVO aponta os prefeitos vitoriosos e os familiares que também irão comandar municípios a partir de 2025.
Após vencer uma eleição intensa contra a ex-governadora Izolda Cela (PSB), o deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil) foi eleito em Sobral com 52,42% dos votos. Em Umirim, distante cerca de 140 quilômetros de Sobral, Judson Rodrigues (PSB) também foi eleito prefeito com 59,42%. Judson é filho de Oscar e irmão do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O senador Cid Gomes, que também integra o PSB, chegou a apoiar a candidatura de Judson no município. Porém, em Sobral, Cid e o irmão Ivo Gomes (PSB), atual prefeito do município, participaram ativamente da campanha de Izolda, adversária do pai de Judson.
Em Baturité, o atual prefeito Hérbelh Mota (Republicanos) garantiu a permanência no comando do município por mais quatro anos, em uma vitória com 79,52% dos votos. Durante a campanha, Mota e o vice Irmão Carlinhos (PSB) tiveram as candidaturas indeferidas, porém a decisão foi suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) três dias antes da eleição.
A esposa de Hérberlh, Ynara Mota (Republicanos), também foi eleita prefeita, porém em Guaramiranga, município vizinho. Ynara venceu a disputa com 51,79% dos votos. Pelas redes sociais, Hérbelh parabenizou a esposa e, na legenda da publicação, escreveu: “Guaramiranga é de todos nós”.
A atual prefeita de Acaraú, Ana Flávia (PSB), foi reeleita com 66,37% dos votos. No município ao lado, em Itarema, o filho de Ana, Robério Filho (PSB), também conseguiu ser eleito, vencendo a disputa com 61,81% dos votos. Ana Flávia é esposa do deputado federal, Robério Monteiro (PDT0, também de Robério Filho.
Patrícia Barreto (PSB) também garantiu a reeleição em Irauçuba, com 63,39%. O marido de Patrícia, Nonatinho (Republicanos), também foi eleito na cidade vizinha, em Itapajé, com 51,30% dos votos. Durante a campanha, Nonatinho chegou a receber o apoio do ministro Camilo Santana (PT), em decisão que foi de encontro com a escolha do Partido dos Trabalhadores. Essa é uma das localidades onde o ex-governador obteve sucesso.
Outro casal eleito foi Antônio Martins (PDT), em Cariré, e Virgínia Aguiar (PDT), em Groaíras. Antônio foi eleito com 74,69% dos votos, enquanto a esposa, que usava o nome de urna “Virgínia do Antônio” venceu com 50,13%, em uma disputa acirrada contra Adail Melo (PSB), que teve 21 votos a menos que a prefeita eleita.
Com 89,92% dos votos — um dos maiores resultados do Estado — Ariana Aquino (Republicanos) foi eleita prefeita do município de Paraipaba. Em Paracuru, Gabi do Aquino (Republicanos), irmã de Ariana, também se elegeu com 58,01%. Gabi também recebeu o apoio de Camilo Santana na campanha. Nas redes sociais, as duas irmãs publicaram uma imagem abraçadas, comemorando a vitória nas urnas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente