Eleição em Massapê supera décadas de rivalidade em meio a racha familiar
As famílias Albuquerque e Pontes travam disputas históricas no município. Ozires (PSDB) venceu Aline (Republicanos) com o apoio do irmão da opositora, AJ (PP)
16:46 | Out. 09, 2024
As eleições municipais de Massapê, distante 248,93 km de Fortaleza, envolveram assuntos históricos e familiares que se alastraram por muitos anos. Tal cenário colocou em lados opostos irmãos e uniu adversários centenários.
O vencedor foi Ozires Pontes (PSDB) por 106 votos de diferença em relação à prefeita Aline Albuquerque (Republicanos). O tucano é filho do ex-senador Luiz Pontes e a atual gestora é filha do secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque (PP), lideranças influentes que disputam há anos em Massapê.
Um toque a mais é o fato do deputado federal, AJ Albuquerque (PP), irmão de Aline e filho de Zezinho, ter se aliado a Ozires e sido o principal apoiador do vencedor no município, após racha familiar. Zezinho subiu no palanque de Aline.
União x "Judas"
Após a vitória, Ozires celebrou ao lado de um AJ bastante emocionado. Em sua fala, o prefeito eleito destacou a união de duas famílias que eram concorrentes, pelo menos parte dela deixou de ser.
"Ozirinho, AJ, acabamos uma briga de 100 anos que vinha dos nossos avós, dos nossos pais. E se a gente fez muito por vocês separados, imagine o que nós vamos fazer juntos", afirmou.
Ainda em ritmo de comemoração, AJ publicou um vídeo em suas redes sociais dirigindo um carro e cantando uma música gospel em que dizia: "deixa eu trabalhar do meu jeito".
Já Aline, dentre várias publicações respostadas no seu perfil do Instagram, uma chama mais atenção. No texto fala-se que na eleição tiveram vários "Judas" e traição.
"Nessa eleição infelizmente vários Judas! Caráter é quando você senta na mesma mesa que o Judas e consegue servir ele com amor, mesmo sabendo que ele vai te trair", dizia a postagem.
Massapê: Albuquerque x Pontes
Os Albuquerque e Pontes são adversários em Massapê e travaram eleições acirradas. Ozires é bisneto do Coronel João Pontes, que foi prefeito do município e deputado estadual, neto de Ozires Pontes, também gestor e senador. O seu pai, Luiz Pontes, foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Já Aline, é sobrinha de Jacques Albuquerque, prefeito que quebrou a hegemonia dos Pontes, abrindo o caminho para a eleição de Zezinho como deputado estadual. Ele foi sucedido por Robério Júnior na prefeitura, primo de Jacques.
AJ foi eleito prefeito em 2012 contra o grupo dos Pontes. Em 2016, ele perdeu para o seu tio Jacques, rompido politicamente com o irmão Zezinho. Em 2020, Aline venceu Jacques, seu tio, e agora é derrotada por Ozires, que contou com apoio de seu irmão.