Cidade que foi a mais violenta do País, no Ceará, só teve 1 candidato a prefeito e 10 a vereador para 9 vagas

O prefeito se reelegeu, sendo o único a disputar o posto. Já entre os vereadores, dez concorreram, nove ficaram com a vaga e um na suplência. Todos os candidatos em São João do Jaguaribe são do PSD

12:13 | Out. 08, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Urna eletrônica (foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Passadas as eleições municipais em todo o Brasil, um caso chama atenção no Ceará. Em São João do Jaguaribe, distante 221,71 km de Fortaleza, apenas uma pessoa que concorreu a um cargo político não foi eleita.

O prefeito Raimundo Cesar (PSD) foi reeleito com 100% dos votos válidos. Ele era o único candidato ao Executivo. Da totalidade dos eleitores, 212 votaram brancos ou nulos, todos os demais foram para o gestor.

Já na Câmara Municipal do município, foram dez candidatos para as nove vagas disponíveis. Sendo assim, um ficou na suplência e os demais concorrentes conseguiram uma cadeira. Todos os postulantes são também do PSD. 

Município mais violento do País

São João do Jaguaribe ganhou notoriedade por uma marca negativa. Entre os anos de 2019 e 2021, foi a cidade brasileira com maior taxa média de mortes violentas intencionais, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Leia: Vale do Jaguaribe: do Novo Cangaço à guerra de facções

Com uma população de aproximadamente 5,8 mil pessoas, segundo o último censo demográfico de 2022, o município registrou taxa de 224 mortes por 100 mil habitantes neste intervalo. Foram 50 assassinatos apontados pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS). 

Apesar dos altos números de violência, O POVO fez um levantamento mostrando que, em 2021, foram 23 mortes violentas, mas apenas uma denúncia foi ofertada pelo Ministério Público Estadual (MPCE).

Atualizada às 21h37min