Deputado líder de Elmano elege irmão e filha, mas não emplaca namorada e outro irmão

Deputado conseguiu eleger um irmão e a filha em Granja, mas a namorada e outro irmão perderam das disputas em Barroquinha e Jijoca respectivamente

20:04 | Out. 07, 2024

Por: Wilnan Custódio
Deputado Romeu Aldigueri (PDT) é lider do Governo Elmano de Freitas (PT) (foto: DivulgaçãoAscom Romeu Aldigueri)

Na busca por mais espaço político, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), que é líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa (Alece), tentou emplacar dois irmãos, a namorada e a filha nas disputas municipais no Estado. O saldo foi o irmão e a filha eleitos, mas a namorada e outro irmão não conseguiram êxito. 

Em Granja, reduto principal da família, distante a 328,04 km de Fortaleza, seu irmão Anibal Filho (PT), foi eleito prefeito. Aníbal foi vice em 2020 na chapa com Juliana Aldigueri (PDT), ex-esposa de Romeu, que renunciou ao cargo em setembro de 2023.

Na disputa pela gestão do município, Anibal obteve 68, 27% dos votos, contra 21,10% da segunda colocada, Mentinha do Deoclecio (PP). Romeu Aldigueri também já foi prefeito do município. Lígia Aldigueri (PSB), filha de Romeu, foi eleita vice na chapa de Anibal.


Já em Jijoca de Jericoacoara, distante 282,91 quilômetros da capital cearense, Márcio Aldigueri (PSD), também irmão do deputado estadual, foi derrotado na disputa pela prefeitura. O candidato do PSD teve 31,63%, insuficiente para derrotar o candidato Leandro Cezar (PP), que conseguiu 59,36% dos votos. Márcio era o candidato apoiado pelo atual prefeito Lindbergh Martins (PSD), que não pode concorrer já em seu segundo mandato.

No município de Barroquinha, localizado a 383,90 km de distância de Fortaleza, Tainah Marinho (PT), namorada de Romeu Aldigueri, foi derrotada em uma disputa apertada, pelo atual prefeito Jaime Veras (PSD), que tentava a reeleição. Tainah obteve 49,74% dos votos, enquanto seu oponente obteve 50,26%.