Conheça as disputas mais acirradas na eleição para prefeitos do Ceará

Em Groaíras, apenas 21 votos separara duas candidaturas. Caucaia teve somente 8 votos entre dois postulantes a um lugar no segundo turno

10:40 | Out. 07, 2024

Por: Marcelo Bloc
Em Groaíras, prefeita eleita teve apenas 21 votos a mais do que segundo colocado (foto: Reprodução TSE)

Algumas cidades do interior cearense ficaram marcadas nessas eleições pelo equilíbrio na disputa pela prefeitura. O POVO traz um levantamento de onde o resultado foi mais apertado no Estado.

Em Groaíras, a prefeita eleita Virginia do Antônio Martins (PDT) teve 4.198 votos, apenas 21 a mais do que Adail Melo (PSB), único adversário no pleito.

Em Ereré, Glauber (PT) foi eleito prefeito com uma diferença de apenas 0,6 ponto percentual sobre Emanuelle Martins (PSB), o que na prática representou uma margem de 29 votos de vantagem.

Em Barroquinha, Jaime Veras (PSD) foi eleito com 6.404 votos, apenas 66 votos a mais do que Tainah Marinho (PT).

Em Massapê, município sempre marcado pela disputa envolvendo membros da uma mesma família, Ozires (PSDB) superou a atual prefeita Aline Albuquerque Lora (Republicanos) por apenas 0,3 ponto percentual dos votos, o que dá não mais do que 106 votos de diferença.

No Iguatu, houve uma virada na reta final da apuração e Roberto Filho (PSDB) acabou eleito prefeito, apenas 2 pontos percentuais na frente de Ilo Neto (PT).

Já em Tururu, o prefeito eleito foi Elinaldo Monteiro (União), com 39,39% dos votos (5.268 no total), cerca de pontos percentuais a mais do que Pedro Filho (PT), que obteve 4.993 votos, 37,33% do total.

Equilíbrio triplo

Em Pacajus, o destaque se deu para o equilíbrio entre três candidaturas. Edilson das Casas (União) teve 28,23% dos votos e venceu a eleição, enquanto os adversários Alex Nogueira (Podemos) e Junior Chaves (PP) tiveram 27,56% e 27,12%, respectivamente. A diferença entre o prefeito eleito e o terceiro colocado não chegou a 500 votos, pouco mais de 1 ponto percentual dos votos totais do município.

Margem ínfima define o segundo turno

No segundo maior colégio eleitoral do Ceará, o equilíbrio total marcou a disputa pela segunda vaga no segundo turno de Caucaia, o único município além de Fortaleza que tem a possibilidade de segundo turno.

Naumi Amorim (38,42%) liderou durante toda a apuração e garantiu vaga na disputa do dia 27 de outubro. A segunda vaga, porém, só foi decidida nos instantes finais. Até 99% da apuração, Emilia Pessoa (PSDB) era quem estava em segundo, sendo ultrapassada por Catanho (PT) nas últimas urnas e terminando apenas oito votos atrás do petista. Pessoa teve 47.609 votos, enquanto Catanho conseguiu 47.617.