Com eleição de Oscar em Sobral, Heitor Férrer assumirá vaga na Assembleia Legislativa

Oscar Rodrigues foi eleito prefeito de Sobral. Com isso, Heitor Férrer volta a ter uma cadeira no Legislativo, após não conseguir se reeleger em 2022

16:01 | Out. 07, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Com a eleição de Oscar Rodrigues em Sobral, Heitor Férrer deverá assumir uma vaga do União Brasil na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) (foto: Junior Pio/Alece / FCO Fontenele/O POVO)

Passadas as eleições municipais de primeiro turno no Ceará, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) passará a ter uma nova composição. Entre elas, a bancada do União Brasil irá mudar. O deputado estadual Oscar Rodrigues, 3° secretário da Mesa Diretora, foi eleito prefeito de Sobral. Com isso, abre-se vaga para alguém entrar na Casa.

O primeiro suplente do União Brasil é o ex-deputado estadual Heitor Férrer, que teve 33.915 votos nas eleições de 2022. Além de ter sido parlamentar da Alece por cinco mandatos consecutivos, entre 2003 e 2023, foi candidato a vice-governador e postulante a prefeito de Fortaleza por três vezes.

Outra mudança na configuração da Assembleia é no PSD. Simão Pedro, o primeiro suplente da sigla, foi vencedor na disputa para prefeito de Orós, distante 342,42 km de Fortaleza. Com isso, Apollo Vicz, que foi eleito vereador de Fortaleza, passa a ocupar o posto na dianteira.

VEJA quem são todos os suplentes de deputado estadual de cada partido no Ceará

Quem é Heitor Férrer

Nome tradicional da política cearense, Heitor Férrer é natural de Lavras da Mangabeira, distante 440,59 km da capital cearense. Seu primeiro cargo foi o de vereador de Fortaleza pelo PDT e foi reeleito por mais três mandatos.

Em 1998, tentou ser vice-governador na chapa encabeçada pelo PT com José Airton. Após isso, Heitor empilhou vitórias como deputado estadual, tendo cinco mandatos consecutivo.

Durante este período, Férrer concorreu a prefeito de Fortaleza em 2012, 2016 e 2020, por três partidos diferentes, PDT, PSB e Solidariedade respectivamente. 

Em 2022, filiado ao União Brasil, ficou na primeira suplência e com a vaga deixada por Oscar Rodrigues, deve assumir novamente o mandato na Assembleia Legislativa.