Câmara Municipal de Fortaleza mantém recorde de nove vereadoras eleitas no mesmo pleito

A bancada feminina mantém número de representantes com 5 reeleições e 4 novas vereadoras

19:12 | Out. 07, 2024

Por: Cíntia Duarte
Resultado das vereadoras eleitas em 2024 para a Câmara Municipal de Fortaleza se manteve em nove nomes (foto: FÁBIO LIMA)

A bancada feminina para a 20º legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza deve ser composta por nove mulheres, que assumem a partir de 2025. O número representa a mesma quantidade que hoje atuam no legislativo municipal. O resultado do último domingo, 6, consolidou cinco reeleições e quatro novos nomes femininos na política fortalezense.

Priscila Costa (PL) se reelegeu com o destaque de ter sido a vereadora mais votada obtendo 36.226 votos. Também do Partido Liberal, Bella Carmelo deve estrear na CMFor já com o prestígio de 28.138 eleitores , ficando no terceiro lugar dos vereadores mais votados.

Ambas representam o conservadorismo e tem apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e também do candidato que concorre ao segundo turno da Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL). 

Representando o campo de esquerda, a professora Adriana Almeida (PT) e Adriana Geronimo (Psol) conseguiram se reeleger. Almeida tinha ficado na suplência na eleição anterior. Mari Lacerda (PT) entrou como novo nome petista, eleita com campanha marcada pelo apoio da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT).

Ana Aracapé conquistou uma vaga filiado ao Avante. A vereadora, antes parte do PL, deve ter mais quatro anos na CMFor. Mudança de partido também para Kátia Rodrigues, antes pela a bancada do Cidadania, tem renovação de seu mandato representando agora o PDT.

O partido Democracia Cristã, com apenas uma vaga, elegeu Carla do Acilon. Ela é nora do prefeito de Acilon Gonçalves (PL). Eretornando ao legislativo municipal, Bá (PSB) foi eleita com 7.528 votos.

Devem deixar a Câmara de Fortaleza a partir de 2025, Tia Francisca (PSD), Estrela Barros (PSD) e Cláudia Gomes (PSDB) após não conseguirem se reeleger. Já a atual vereadora Ana Paula (PSB) não se candidatou.

Em 2024, a bancada chegou em seu maior número quando a vereadora Anna Karina (Psol) tomou posse  no lugar de Gabriel Aguiar (Psol), que tirou licença por 120 dias. Com a chegada da parlamentar, a capital cearense chegou a 10 vereadoras na mesma legislatura, o maior número da história.