Eleições 2024: pode levar criança para votar? Entenda as regras

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pessoas com crianças de colo têm preferência para votar, mas as crianças não podem digitar os números dos candidatos na urna eletrônica

Neste domingo, 6, milhares de pessoas irão às ruas para votar no candidato de sua preferência para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador. No entanto, algumas dúvidas surgem e, dentre elas, esta: crianças acompanhadas de pais ou responsáveis podem entrar na cabine de votação?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indivíduos com crianças de colo têm preferência para votar, mas as crianças não podem digitar os números dos candidatos na urna eletrônica. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Como a legislação não restringe a presença de crianças, na teoria é possível levar para a cabine. Contudo, o presidente da mesa pode restringir acesso caso acredite que isso possa comprometer o sigilo do voto.  

Por exemplo, logo após a votação, é válido considerar que uma criança pode, sem nenhuma maldade, expor o candidato escolhido por seu responsável.

Outro caso em que é permitida a entrada de acompanhantes é para eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, desde que essa pessoa se identifique e não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos, de federações ou de coligações.

Para garantir o direito de sigilo, a Justiça Eleitoral oferece diversos mecanismos de acesso facilitado à seção de votação, como atendimento prioritário e transferência para seções acessíveis, adaptadas com rampas ou elevadores, por exemplo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar