Bispo mais idoso do Brasil, dom Edmilson, de 100 anos, vai à urna e vota durante eleição
O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais. O bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte esteve acompanhado da Irmã BernadeteO decano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Edmilson Cruz, de 100 anos, fez questão de exercer seu papel como cidadão e registrou seu voto em uma seção em Fortaleza nas Eleições 2024. O líder religioso é o bispo mais idoso do Brasil.
O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, o bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte esteve acompanhado da Irmã Bernadete. No local, o religioso pediu que “Deus abençoe os eleitos para que exerçam suas funções com sabedoria, humildade e defendendo sempre os mais desfavorecidos”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
+ A lucidez centenária de dom Edmilson, o bispo mais idoso do Brasil
Na última quinta-feira, dom Edmilson completou 100 anos de vida, com celebração eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja de São Benedito –, no Centro de Fortaleza. O bispo é reconhecido por seu trabalho com os pobres e marginalizados, além de sua trajetória de simplicidade e profetismo.
Leia mais
A história do dom Edmilson
Manuel Edmilson da Cruz foi ordenado sacerdote aos 24 anos e aos 42 anos recebeu a missão de ser bispo pelas mãos do papa Paulo VI – hoje santo da igreja Católica. Ao todo, são 75 anos de sacerdócio e 58 de episcopado.
+ Confira mais notícias sobre as Eleições 2024
Conhecido por sua firme defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar e seu testemunho de vida simples, desafiou o regime e renegou uma condecoração como forma de protesto.
Além de bispo-auxiliar de Fortaleza, foi bispo auxiliar de São Luís, no Maranhão, e bispo diocesano de Limoeiro do Nort, também no Ceará. Atualmente reside na Fraternidade Emanuel, onde é assistido pelas Irmãs Josefinas.