Padre convida prefeita de Paramoti e vereadores para fazer "boca de urna" em igreja

Ato aconteceu na manhã deste domingo, 6, dia da eleição. Cidade fica a 102 km de Fortaleza

22:29 | Out. 06, 2024

Por: Isabelle Maciel
Candidata à reeleição de Paramoti e vereadores apresentam números de campanha em igreja da cidade (foto: Leitor WhatsApp)

Um padre convidou a prefeita e candidata à reeleição de Paramoti, Telvania Braz (PSB), e alguns vereadores ao altar da Paróquia de Senhora Sant'ana, para que eles pudessem falar o seu nome e o número aos fiéis.

O ato aconteceu na manhã neste domingo, 6, dia da eleição municipal. O ato pode ser considerado boca de urna, crime eleitoral. 

No vídeo enviado ao O POVO por leitores, é possível observar os candidatos enfileirados em frente aos fiéis, durante a missa e o padre, que não conseguimos identificar, afirmando que "é bom apresentar seu nome e número" e dirigindo o microfone para os candidatos. 

Confira o vídeo:

Boca de urna, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "consiste na atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, no dia da votação, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido". 

No entanto, a prática também pode ser abrangida nos casos de "uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, bem como a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos".

Quem for pego praticando boca de urna pode ser preso de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil. 

 

Acompanhe a apuração com os jornalistas do O POVO: