MPCE comanda ações de fiscalização em todo o Estado neste domingo de eleições
Ministério Público atua em operações de fiscalização, que visam identificar e coibir crimes eleitorais ou ações suspeitas ao redor do Estado
11:38 | Out. 06, 2024
O Ministério Público do Ceará (MPCE) realiza ações de monitoramento em todas as regiões do Estado, a fim de garantir a lisura e normalidade do processo eleitoral neste domingo de votação, 6 de outubro. Em entrevista ao O POVO, a promotora da terceira zona eleitoral de Fortaleza, Giovana Melo, falou sobre essa atuação.
“O Ministério Público estará nos locais de votação, buscará orientar, no caso de ocorrências, estará lá fazendo cessar qualquer tipo de ação que não se coaduna a esse processo, então o Ministério Público visa trazer essa tranquilidade para esse dia que é tão importante para nossa democracia”, explica a promotora.
Nas últimas semanas, o MPCE tem trabalhado em conjunto com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) em operações que visam identificar e coibir crimes eleitorais ou ações suspeitas ao redor do Estado.
“Nossa principal preocupação é garantir que a eleição transcorra de forma tranquila, garantindo a liberdade ao cidadão de votar sem qualquer tipo de ingerência e fazer com que a eleição não seja informada por qualquer tipo de desordem”, diz Giovana.
“Queremos também evitar ocorrências como crime de boca-de-urna e aglomerações, porque precisamos ter um processo que se traduz no cidadão votar de forma tranquila, sem interferências externas, porque hoje não é dia de realizar campanha, é dia do cidadão exercer o seu direito ao voto”, finaliza a promotora.
Como denunciar crimes eleitorais?
Eleitores podem denunciar crimes, irregularidades eleitorais ou atividades suspeitas no site ou aplicativo Pardal, canal de denúncias do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Denúncias também podem ser feitas por meio de ligação para o Disque Eleitor, 148, ou pelo WhatsApp do TRE-CE, pelo número (85) 99157 8188.