Eleições em SP: segundo turno entre Nunes e Marçal? Cientista política analisa apuração no O POVO News

Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB), dois candidatos da direita, disputam a apuração em São Paulo, que ainda tem 30% das urnas computadas

19:17 | Out. 06, 2024

Por: Flavia Oliveira
A cientista política Juliana Fratini falou sobre o possível cenário em São Paulo com disputa entre a direita (foto: Reprodução O POVO News)

A capital paulista indica que os dois primeiros colocados são Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, com 30,24% dos votos, contra 29,32% do ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

Guilherme Boulos (Psol) no momento ficaria de fora do segundo turno, com 26,87%. A apuração alcançou apenas 30% das urnas.

Em entrevista ao jornalista Marcos Tardin, no O POVO News, a cientista política Juliana Fratini, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) falou sobre o possível cenário de segundo turno para a capital, que poderia dividir a direita local:

“Essa divisão (da direita em São Paulo) já está definida. O que Marçal tenta é pegar essa vaga para o segundo turno, ainda que ele tenha que enfrentar a resistência da aproximação do núcleo bolsonarista institucionalizado, que está com Nunes, e tentar mostrar que tem perfil adequado.”, afirmou.

“No entanto, ficou muito feio para ele as ações dos últimos dias, como a apresentação de um laudo mentiroso em relação ao candidato Boulos. Pegou muito mal. Marçal é o principal inimigo dele mesmo.“, apontou a cientista.

“Com isso, ele colocou a candidatura em risco, já que ela pode ser impugnada.”, alertou. “Por outro lado, Nunes não teve crescimento significativo. No campo progressista, Boulos se sobressaiu como um nome muito mais falado, já que ficou como vítima.”, explicou.

O ponto de vista foi rechaçado pelo colunista do O POVO Plínio Bortolotti: “Não acho que Marçal tenha dado um ‘tiro no pé’ porque claro que ele sabia que não podia usar a rede social X (atualmente banida no Brasil), assim como sabia que o tal laudo era falso. A lógica dele é a de gente bizarra e esquisita. Não dá pra fazer uma análise normal“, resumiu.

Acompanhe o resultado das eleições 2024 ao vivo