Eleições em Juazeiro: Glêdson comemora antes do resultado; Santana fecha comitê e critica prefeito

Apuração demorou a ser divulgada em Juazeiro. Antes do primeiro voto computado, reação de candidatos antecipou o resultado final

20:45 | Out. 06, 2024

Por: Rogério Brito
Candidatos em Juazeiro comemoram antecipadamente (foto: Jorge VitorReproduçã/@fernandomtsantana)

As reações à eleição em Juazeiro do Norte começaram antes mesmo do primeiro voto ser divulgado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto apoiadores do prefeito reeleito Glêdson Bezerra (Podemos) comemoravam resultados de boletins de urna, o comitê de Fernando Santana (PT) foi fechado. Após o resultado, que consagrou uma reeleição inédita de Glêdson, o petista realizou uma transmissão ao vivo, na qual criticou o opositor.

Os primeiros votos só começaram a ser divulgadas 1h15min após o fechamento das urnas. No entanto, no comitê do prefeito, a comemoração era generalizada. Apoiadores, com base em resultados parciais de boletins de urna, antecipavam o resultado, que só se concretizou meia-hora depois, pouco antes das 19h.

Glêdson era aguardado desde o início e chegou no local da concentração às 18h40. Eleitores, vestidos de verde, o receberam aos pulos, abrançando-o. Ao fundo, o jingle de campanha prevaleceu como trilha sonora. 

Foi menos de dez minutos até a confirmação da vitória, que apenas firmou o clima. Logo iniciou-se a organização para saída em uma "carreata da vitória".

Fernando Santana fecha comitê e critica Glêdson

A mesma antecipação parece ter sido sentida na oposição. Ao mesmo tempo que a situação comemorava, o comitê de Fernando Santana foi fechado e os apoiadores que lá se encontravam foram dispersados. 

Após a confirmação, o candidato realizou uma transmissão ao vivo, de alguns minutos, nas suas redes sociais. Na filmagem, ele relembrou a própria trajetória como deputado estadual e disse que será forte  oposição ao prefeito, com um reforço de sua atuação no Cariri. "Irei para Fortaleza apenas para as sessões [na Assembleia Legislativa]", disse.

O petista ainda criticou o adversário, acusando-o do uso de fake news e mentiras, que teriam levado à campanha dele. "Sem fake news, sem enganar, como o atual fez. Se ele ganhou mentindo e enganando, bom para ele. Eu continuarei trabalhando e respeitando as pessoas, com muita humildade", afirmou o deputado.

Santana ainda disse que Glêdson contam com o apoio dos "eleitores ricos". "O eleitor dele é mais rico aqui em juazeiro, ele deve estar olhando só pra esse eleitor. Cobro que ele olhe para a população mais pobre."