Crimes eleitorais: 12 mandados de busca e apreensão são cumpridos na RMF
O grupo tinha o objetivo de captar recursos para utilizá-los em um fluxo de campanha paralelo, que favoreceria um candidato à prefeitura de Paracuru
09:24 | Out. 06, 2024
Com o objetivo de investigar crimes de corrupção eleitoral, compra de votos, distribuição irregular de combustível e abuso de poder econômico, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Fortaleza e Paracuru, na Região Metropolitana (RMF), neste sábado, 5, na véspera das eleições municipais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Os mandados são frutos da operação "Mayor" — que significa prefeito em inglês. A investigação começou após dois homens terem sido presos em flagrante por lavagem de dinheiro no dia 23 de setembro. Com eles, foram apreendidos R$ 150 mil em espécie, além de materiais de campanha, lista de eleitores, documentos e mídias.
Leia mais
O aprofundamento das investigações revelou a existência de um suposto esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos, corrupção eleitoral, caixa dois e compra de votos.
De acordo com a Polícia Federal (PF), o grupo tinha o objetivo de captar recursos para utilizá-los em um fluxo de campanha paralelo que favoreceria um candidato à prefeitura de Paracuru.
"A Polícia Federal busca aprofundar a coleta de provas e apurar a extensão do envolvimento desse grupo nas eleições municipais, além de assegurar a integridade do processo democrático e impedir o abuso de poder econômico nas eleições municipais", destaca a força de segurança, em nota.
As investigações continuam, a fim de ter mais detalhes sobre a apreensão do grupo. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do canal comunicação 'Comunica PF'.