Ceará tem 15 ocorrências de crimes eleitorais com sete prisões em flagrante
Casos foram relacionados boca de urna, transporte irregular de eleitores, desacato eleitoral, violação do sigilo de voto, recusa ao cumprimento de determinação da Justiça Eleitoral. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS)
16:46 | Out. 06, 2024
O Ceará registrou 15 ocorrências de crimes eleitorais em 12 municípios, com com sete prisões em flagrante entre 0 hora e 14 horas deste domingo, 6, que marca o primeiro turno das eleições municipais. As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
As ocorrências foram registradas nos municípios Acopiara, Baturité, Pedra Branca, Quixelô, Jaguaretama, Jijoca de Jericoacoara, Iguatu, Jucás, Itarema, Apuiarés, Pacajus e Senador Pompeu, além da detenção de dois candidatos a vereadores em Ereré e Horizonte. Ao todo, 12 suspeitos foram conduzidos por agentes policiais.
A maioria dos casos está relacionada a boca de urna. Há registros ainda de transporte irregular de eleitores, desacato eleitoral, violação do sigilo de voto, recusa ao cumprimento de determinação da Justiça Eleitoral, entre outros crimes eleitorais.
Pelo menos sete ocorrências resultaram em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo.
Além disso, foram registradas apreensões, mas não foi informado os detalhes. De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o dia de votação tem sido tranquilo, com poucas ocorrências, sem registro de violência.
“O dia está transcorrendo da forma esperada, naturalmente, com algumas ocorrências sendo conduzidas para as delegacias da Polícia Civil ou onde há atuação primária das delegacias da Polícia Federal. A maioria é boca de urna, transporte irregular, nada vinculado à violência. Temos 12 ocorrências sendo analisadas, em andamento”, detalha Roberto.
Ainda segundo o secretário, foram recebidas diversas denúncias, mas ainda não foi possível contabilizar as ocorrências no Estado.
“As ocorrências vão acontecendo de forma dinâmica. Mas outras ocorrências estão em andamento e não estão definidas em prisões em flagrante, termo circunstanciado ou se vai gerar algum outra repercussão de polícia judiciária”, explica o superintendente regional da Polícia Federal, José Antônio Simões de Oliveira Franco.
O início da votação do primeiro turno das eleições municipais teve início às 8 horas e será encerrado às 17 horas. Em Fortaleza, pelo menos sete casos foram registrados até às 15 horas de hoje. Pelo menos três candidatos a vereadores foram detidos por crimes eleitorais na Capital.
Atualizada às 16h56min
Com informações do repórter Miguel Araújo