Bispo mais idoso do Brasil, dom Edmilson, de 100 anos, vai à urna e vota durante eleição
O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais. O bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte esteve acompanhado da Irmã Bernadete
20:23 | Out. 06, 2024
O decano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Edmilson Cruz, de 100 anos, fez questão de exercer seu papel como cidadão e registrou seu voto em uma seção em Fortaleza nas Eleições 2024. O líder religioso é o bispo mais idoso do Brasil.
O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, o bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte esteve acompanhado da Irmã Bernadete. No local, o religioso pediu que “Deus abençoe os eleitos para que exerçam suas funções com sabedoria, humildade e defendendo sempre os mais desfavorecidos”.
+ A lucidez centenária de dom Edmilson, o bispo mais idoso do Brasil
Na última quinta-feira, dom Edmilson completou 100 anos de vida, com celebração eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja de São Benedito –, no Centro de Fortaleza. O bispo é reconhecido por seu trabalho com os pobres e marginalizados, além de sua trajetória de simplicidade e profetismo.
Leia mais
A história do dom Edmilson
Manuel Edmilson da Cruz foi ordenado sacerdote aos 24 anos e aos 42 anos recebeu a missão de ser bispo pelas mãos do papa Paulo VI – hoje santo da igreja Católica. Ao todo, são 75 anos de sacerdócio e 58 de episcopado.
+ Confira mais notícias sobre as Eleições 2024
Conhecido por sua firme defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar e seu testemunho de vida simples, desafiou o regime e renegou uma condecoração como forma de protesto.
Além de bispo-auxiliar de Fortaleza, foi bispo auxiliar de São Luís, no Maranhão, e bispo diocesano de Limoeiro do Nort, também no Ceará. Atualmente reside na Fraternidade Emanuel, onde é assistido pelas Irmãs Josefinas.