Apuração Eleições 2024: que horas começa e como acompanhar resultado parcial ao vivo
O POVO traz, em tempo real no portal e ao vivo no Youtube, a apuração dos votos das Eleições 2024 para prefeito e vereador de todo o Brasil
16:08 | Out. 06, 2024
A apuração dos resultados das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador nos 5.569 municípios que compõem o Brasil está prevista para começar às 17 horas (de Brasília) deste domingo, 6 de outubro. O horário em questão representa, também, o encerramento das votações em todo o país.
O acompanhamento da apuração, com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acontecerá em tempo real no portal do O POVO e também no programa O POVO News, no Youtube. Os eleitores poderão consultar os resultados parciais e definitivos das eleições de todas as cidades do território nacional.
Leia mais
Eleições 2024: acompanhe apuração dos votos ao vivo
Eleições 2024: como funciona a apuração dos votos?
Antes do início das votações, – que em 2024 começaram às 8 horas –, o presidente da seção eleitoral, acompanhado pelos demais mesários, liga a urna que será utilizada pelos eleitores e emite a chamada "zerésima", um documento que contém toda a identificação do equipamento.
A operação é um mecanismo de segurança que comprova que a urna está “zerada”, ou seja, que nenhum dos candidatos registrados estão com qualquer voto computado antes do início das votações.
+ Confira mais notícias sobre as Eleições 2024
Finalizado a votação, o presidente da seção retira a memória da urna e grava o resultado em um equipamento. Também é impresso o Boletim de Urna, documento que contém informações detalhadas do aparelho.
A memória da urna e o Boletim de Urna – este impresso em cinco vias – são enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde os votos serão contabilizados. Os resultados são repassados para o TSE.
Eleições 2024: como é feita a contagem de votos?
Nas Eleições 2024, a contagem de votos é diferente para os cargos de prefeito e vereador. No caso dos prefeitos, referente ao cargo do poder executivo – que inclui também presidente e governador –, vence quem tiver mais votos.
Chama-se “votação majoritária”. Vale ressaltar, porém, que para a decisão ocorrer no primeiro turno, é preciso que um dos candidatos receba mais de 50% dos votos.
+ Apreensão de dinheiro vivo supera em 14 vezes a registrada no último pleito municipal
Já em relação aos vereadores, a contagem é no modelo “proporcional”, onde os votos são contabilizados primeiro para as coligações ou partidos, resultando em um número de cadeiras nos parlamentos.
Para ser eleito nesse tipo de votação, o candidato a vereador precisa receber pelo menos 10% dos votos do quociente eleitoral e estar incluído dentro das vagas a qual o partido ou federação que está filiado tem direito.