André festeja como mais votado, sinaliza apoios e canta refrões contra Evandro

Em seu comitê de campanha, André Fernandes (PL) festejou a maior votação de 1º turno para a Prefeitura de Fortaleza. O candidato do PL fez o discurso do alto de um paredão de som automotivo. Ele chamou o PT, do seu adversário de 2º turno, Evandro Leitão, de "mal maior"

21:30 | Out. 06, 2024

Por: Cláudio Ribeiro
André Fernandes (PL) durante o discurso comemorando sua votação de 1º turno para a Prefeitura de Fortaleza, onde saiu como o mais bem votado (foto: AURÉLIO ALVES)

Após a confirmação de ter sido o mais bem votado no primeiro turno da eleição para prefeito de Fortaleza, o candidato André Fernandes (PL) chegou, carregado nos braços de eleitores, à sede do seu comitê central de campanha, no bairro Aerolândia, para festejar o resultado de 40,2% dos votos válidos conquistados.

Do alto de um paredão de som automotivo, com o local lotado, André acenou para possíveis apoiadores, já antecipou sobre candidaturas que deverão apoiá-lo e, na euforia da comemoração, puxou refrões que poderá lançar contra seu adversário de segundo turno, Evandro Leitão. O petista teve 34,33% dos votos e irá para disputa no próximo dia 27.

Além de repetir os versos do jingle "É culpa do Sarto", que fez sucesso em sua campanha, André cantarolou pelos menos dois novos refrões contra o candidato do PT. "Quem é Vozão não vota Leitão/ Quem é Leão não vota Leitão" menciona a carreira como gestor do Ceará Sporting Club. O outro refrão, mais debochado, diz: "Em Fortaleza, pode ter certeza./ Leitão só na churrasqueira./ Tá nervoso que até gagueja/ Leitão só na churrasqueira", em ritmo de funk. Os eleitores foram ao delírio quando os versos foram lançados.

No seu discurso, André fez um agradecimento público ao senador Eduardo Girão (Novo), quinto colocado na votação deste domingo, 6, que já anunciou apoio ao candidato do PL no 2º turno. "Ele tem muita experiência em gestão e vai ser muito bem-vindo ao nosso time".

André disse que "qualquer que seja o político que vier nos apoiar, e peço que vocês entendam isso, será muito bem-vindo". Segundo ele, essa aceitação de apoiadores de outras matizes políticas, "se é ligado ou se não é ligado ao prefeito", se justificaria "porque não é um projeto de interesse pessoal. É a mudança que Fortaleza almeja há alguns anos".

E reforçou, citando a bandeira antipetista: "O que não podemos deixar acontecer é que o mal maior, chamado PT, vença essas eleições". André disse que a disputa não será Bolsonaro contra Lula ou direita contra a esquerda. É entre os que estão no poder contra ele, André Fernandes. O candidato é apoiado pelo ex-presidente, enquanto Evandro tem o apoio do atual chefe do Executivo federal.

Quando ia começar a agradecer sua equipe de trabalho, o candidato se emocionou ao citar sua mulher, Luana. Ele passou a mão nos dois olhos, como se enxugasse lágrimas, e a plateia tanto gritou o nome dela como a já referenciá-la como "primeira-dama".

Ainda acompanhando o final da apuração de um telão próximo, André exaltou sua votação: "Mais de meio milhão de pessoas (...) Nós estamos indo para o segundo turno seis pontos à frente do Evandro. Resta trabalharmos até o último dia, sem cantar vitória antecipada, mas com energia e determinação. Vou devolver Fortaleza ao fortalezense". Após o discurso, ele desceu do paredão de som e caminhou entre seus apoiadores. 

(Com informações do repórter Guilherme Gonsalves)