Tauá tem cenário com Patrícia Aguiar e grande bloco de aliados contra oposição unida

Três candidatos disputam a Prefeitura de Tauá, localizada no Sertão dos Inhamuns

O município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, reedita um confronto que coloca em lados opostos o grupo da atual prefeita, Patrícia Aguiar (PSD), liderado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, presidente do PSD no Ceará, contra os opositores que, na eleição de 2020, saíram separados. O principal nome da oposição é Dr. Edyr (MDB), irmão do suplente de deputado Audic Mota (MDB).

Acompanhe apuração dos votos ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em 2020, quando Patrícia foi eleita com 48,91% dos votos válidos, havia outras cinco candidaturas, inclusive a de Dr. Edyr, que ficou em terceiro, atrás de Fred Rego (no extinto DEM). Em um novo embate, a oposição escolheu ir unida em uma coligação com MDB, Republicanos e PP, com o irmão de Audic novamente como cabeça de chapa.

Edyr vem fazendo agendas públicas e, nas redes sociais, mostrou o apoio do deputado federal Eunício Oliveira (MDB) que, inclusive, esteve no município para participar de motociata. O grupo esperava o apoio do governador Elmano de Freitas (PT), após o empenho da ala em 2022.

Toda a mobilização tenta bater de frente com Patrícia, que arrastou partidos e montou uma coligação robusta. Ela conseguiu, além do PSD, o apoio do Republicanos, PSB, Agir, União Brasil, ainda colocou no mesmo bloco o PDT e o PT, federado com o PCdoB e com o PV, que, em nível estadual enfrentaram um racha em 2022.

Patrícia recebeu apoio público do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). "Dizer que aqui muito feliz, primeiro pela Patrícia que é igual foguete, pela grande gestão dela e, se Deus quiser, vai ser super bem reeleita, para continuar o grande trabalho que ela faz aqui.”, disse.

O pai dele, Eudoro Santana, presidente do PSB, também gravou vídeo para a prefeita. O senador Cid Gomes (PSB) foi outra liderança que declarou apoio à candidatura de Patrícia. Domingos e o filho do casal, o deputado Domingos Neto (PSD), são figuras comuns nas agendas de campanhas da gestora. Gabriella Aguiar (PSD), também filha de Patrícia e Domingos, tomou outra frente, ficando em Fortaleza para integrar a campanha de Evandro Leitão (PT), candidato à Prefeitura de Fortaleza. Gabriella é vice na chapa petista na Capital. 

Além de Patrícia e Dr. Edyr, há mais um nome do pleito. Murillo Carvalho, filiado ao PL. Em candidatura mais tímida, ele recebeu apoio do presidente do PL no Ceará, o deputado Carmelo Neto, e de Dra. Mayra, suplente de deputada federal. "Você que votou em para deputado. Eu e a Mayra estamos aqui para que vocês votem no Murillo Carvalho, nosso candidato à prefeito de Tauá", disse Carmelo em registro. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar