Simulador do TSE ajuda a evitar erros durante voto na urna eletrônica; veja como funciona
Com as eleições municipais marcadas para o próximo domingo, 6, o simulador de votação do Tribunal Superior Eleitoral auxilia os cidadãos no uso das urnas eletrônicasAs votações para prefeito e vereador ocorrerão em 5.569 cidades do Brasil neste domingo, 6 de outubro. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece aos eleitores a oportunidade de treinar a votação utilizando um simulador online. A ferramenta busca esclarecer dúvidas sobre as etapas de votação e promover a familiarização com as funcionalidades da urna eletrônica, como a correção de erros de digitação e escolha das opções branco ou nulo.
O treinamento virtual apresenta as opções de 1º e 2º turno para as eleições municipais, além das eleições gerais no Brasil e no exterior. Criado em 2014, o recurso agora conta com a opção de instruções por áudio. O objetivo da voz sintetizada, nomeada de Letícia, é facilitar a compreensão e trazer mais humanização ao processo, caso o eleitor opte por utilizá-la.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O site pode ser acessado por meio de celular ou computador. Para o treino, são apresentados partidos e candidatos a prefeito e vereador com números fictícios. A página reproduz o design de uma urna eletrônica, com botões clicáveis para a inserção dos números. Caso ocorram erros, basta clicar em “Corrige” para dar continuidade a ação. A simulação pode ser repetida apenas atualizando a página.
Para facilitar a visualização, acompanhe o passo a passo:
- Acesse a página do Simulador de Votação no site do TSE.
- Selecione a opção "Votando no 1° Turno" e, se preferir, ative as instruções por áudio.
- Escolha um partido e um dos candidatos fictícios para o cargo de vereador, e confirme para prosseguir.
- Em seguida, digite um dos números correspondentes ao candidato a prefeito.
- Ao final, aparecerá a mensagem "FIM" com o som característicos das urnas, indicando a conclusão do processo.
Além dessa ferramenta, o site do TSE disponibiliza a consulta do local de votação e situação do título de eleitor. As informações também são encontradas pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, e-Título, que pode ser baixado até o dia 5 de outubro, sábado anterior ao dia do pleito.