Fortaleza: candidatos a prefeito gastaram mais de R$ 11,6 milhões em impulsionamento de conteúdo
Sarto, Evandro e Wagner aparecem dentre as candidaturas que mais investiram no assunto em todo o país
14:52 | Out. 04, 2024
Qualquer cidadão de Fortaleza que se utiliza de redes sociais já foi bombardeado com conteúdo patrocinado relacionado à campanha eleitoral desse ano. Candidaturas têm investido pesadamente no impulsionamento de propagandas como forma de alcançar novos públicos na corrida pelo voto.
Nos últimos 90 dias, tempo em que está contido o período eleitoral, somente as candidaturas a prefeito de Fortaleza investiram mais de R$ 11,6 milhões em impulsionamento de conteúdo na Meta, responsável por Facebook, Instagram e Whatsapp.
Confira quanto cada candidato a prefeito de Fortaleza investiu no impulsionamento de conteúdo durante a campanha (últimos 90 dias):
- Sarto (PDT) R$ 3.988.991
- Evandro (PT) R$ 3.881.161
- Cap. Wagner (União) R$ 2.637.149
- André Fernandes (PL): R$ 627 mil
- Eduardo Girão (Novo): R$ 418 mil
- Técio Nunes (Psol): R$ 44 mil
- George Lima (Solidariedade) R$ 69 mil
Dentre os que mais investiram no país
O POVO já mostrou que a campanha de Fortaleza é a mais cara do Nordeste e a 4ª mais cara do país, e que os candidatos da capital cearense estão entre os que mais investem em patrocinados nas redes.
Dentro desses números apresentados pela própria Meta, José Sarto (PDT), Evandro Leitão (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) aparecem, respectivamente, como 3º, 4º e 5º lugares entre as candidaturas que mais investiram em impulsionar conteúdo nos últimos 90 dias.
O trio de candidatos em Fortaleza aparece atrás apenas de duas candidaturas da maior cidade do país, São Paulo. O prefeito da capital paulistana, Ricardo Nunes (MDB/SP), lidera os gastos, com mais de R$ 5 milhões investidos na Meta, enquanto Guilherme Boulos (Psol/SP) gastou quase R$ 4,7 milhões no período.
Somente de 25/ de setembro a 1º de outubro, Evandro Leitão investiu mais de R$ 1 milhão em impulsionamento, sendo o segundo maior investimento no país no período, atrás apenas de Guilherme Boulos (R$ 1,3 milhão).
Mesmo com bloqueio no impulsionamento de seus conteúdos, determinado judicialmente, José Sarto ainda foi o terceiro no ranking nacional nesse período, com R$ 995 mil. Levando em conta apenas candidaturas, Capitão Wagner foi o sétimo em gastos com impulsionamento nesse período, tendo investido R$ 481 mil.