Fortaleza: Média das pesquisas tem André com 25,2%, Evandro 23,6%, Wagner 19,1% e Sarto 17,9%

Faltam três dias para o primeiro turno das eleições municipais. Agregador O POVO reune média de todas as pesquisas

12:02 | Out. 03, 2024

Por: Érico Firmo
Fortaleza tem nove candidatos a prefeito nas eleições de 2024 (foto: Montagem/O POVO)

Nas vésperas das eleições municipais, a média de pesquisas divulgadas em Fortaleza mostra André Fernandes (PL) com 25,2%, Evandro Leitão (PT) com 23,6%, Capitão Wagner (União Brasil) com 19,1% e José Sarto (PDT), 17,9%.

Apesar do cenário de equilíbrio, com diferença de no máximo 4 pontos entre candidatos que estão nas primeiras colocações, os números não mudam significativamente há uma semana. Foram poucas pesquisas nos últimos dias. A maioria está prevista para sair no sábado

Agregador de pesquisas

Para ajudar a se localizar no meio de tantas pesquisas, O POVO disponibiliza agregador de pesquisas eleitorais. Acesse aqui

Dados analisados do agregador

A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.

Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.

 

O agregador apresenta uma média móvel ponderada, que permite nivelar variações diárias e oferecer tendência mais clara ao longo do tempo. A média móvel é influenciada diretamente pelos pesos dos institutos e a quantidade de pesquisas realizadas em cada dia, para que flutuações momentâneas não distorçam a percepção geral das intenções de voto.

A ferramenta leva em consideração a credibilidade dos institutos de pesquisa, com peso maior àqueles com histórico mais positivo de resultados.

Pesquisas Datafolha, AtlasIntel, Quaest, MDA, Paraná e Real Time Big Data têm 40% a mais de peso. Pesquisas Ipespe têm 20% a mais de peso. Pesquisas Veritá têm o peso padrão e outros institutos têm 20% a menos de peso que o padrão.

São usadas ainda diferentes técnicas estatísticas para proporcionar análise profunda e transparente do panorama eleitoral.

Inicialmente a média móvel foi calculada com base em período de 10 dias. Nos últimos 10 dias antes da eleição, o período da média móvel foi reduzido para 5 dias. Essa mudança foi feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.

No próprio agregador, além de visualizar graficamente os dados de cada município, é possível baixar os arquivos de dados, disponibilizados em formato aberto em duas bases: médias móveis (tendências do Agregador) e resultados coletados (toda a base de pesquisas coletadas). 

A eleição para prefeito de Fortaleza em 2024

As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.

Há nove candidatos na disputa:

  • André Fernandes (PL), deputado federal
  • Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado federal
  • Chico Malta (PCB), advogado
  • Eduardo Girão (Novo), senador
  • Evandro Leitão (PT), deputado estadual
  • George Lima (Solidariedade), ex-deputado estadual
  • José Sarto (PDT), prefeito e candidato à reeleição
  • Técio Nunes (Psol), produtor cultural
  • Zé Batista (PSTU), operário da construção civil e sindicalista.

Cenário da eleição

O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.

Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.

Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.

Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.

Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.