TRE-CE inicia distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas em Fortaleza

Na véspera da eleição, no sábado, 5, as urnas serão testadas para verificar o funcionamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou nessa quarta-feira, 2, o deslocamento das urnas eletrônicas destinadas à Fortaleza até as zonas de votação. Ao todo, 123 veículos devem sair do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) do TRE-CE, em Fortaleza, e seguirão até o sábado, 5, pelas rotas estabelecidas.

As urnas serão utilizadas no domingo, 6, para o primeiro turno das eleições municipais. Na Capital, são 5.419 seções espalhadas pelos 670 locais de votação em Fortaleza. O eleitor ainda pode consultar seu local de votação pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

As urnas eletrônicas serão transportadas do CAMU do TRE-CE para o local de votação, acompanhadas por dois oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Cada leva será recebida pelo delegado de prédio, responsável pelo armazenamento e segurança desses equipamentos durante o período fora do órgão eleitoral.

No Interior, a distribuição começa no sábado e termina no mesmo dia. Serão atendidas 20.042 seções eleitorais. Considerando tanto o interior, quanto a Capital, haverá um total de 6.805 locais de votação e 25.461 seções em operação.

Previamente testadas pelo TSE, no ano anterior às eleições, as urnas ainda serão conferidas ao sábado, véspera da votação. O objetivo é identificar problemas ou fragilidades a serem resolvidos antes da realização das eleições.

Na véspera, o TRE-CE disponibiliza equipes de verificação para cada uma das 17 zonas eleitorais do Estado. As equipes irão checar se os coletores eletrônicos estão sendo devidamente abastecidos em vias elétricas, verificar informações como data e hora e confirmar se pertencem à seção eleitoral.

Para validar o processo, a equipe imprime um recibo com o estado de urna, junto com o seu número de correspondência. Esse número é individual para cada equipamento e não pode ser repetido.  “Correspondência é a garantia de que ninguém vai interferir no sistema com uma urna fora da que é preparada aqui. Esse número segue a urna desde o dia da preparação até o dia da contabilização, que é domingo à noite”, explica Jehovah Netto, chefe da seção das urnas do TRE-CE.

Após a eleição, as urnas eletrônicas e mídias com resultados não voltam imediatamente para o prédio do TRE-CE, mas são dirigidas até a Junta Eleitoral mais próxima para totalização dos votos. Elas retornam ao CAMU apenas na segunda-feira, 6. Em caso de segundo turno em municípios com mais de 200 mil habitantes aptos para votar, no Ceará sendo caso de Fortaleza e Caucaia, os equipamentos passarão por etapas de revisão semelhantes.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar