André e Sarto fazem uso de direito de resposta para autopromoção; entenda se é permitido

O não cumprimento das regras da Justiça Eleitoral nas redes sociais pode ser passivo de multa

Os ataques entre os candidatos André Fernandes (PL) e Sarto (PDT) foi uma estratégia bastante utilizada nas redes sociais. Na última semana de campanha antes do primeiro turno, ambos entraram com pedidos na Justiça para direito de resposta que foram concedidos, porém, não utilizaram o espaço para se defender.

André fez o pedido de direito de resposta após o pedetista publicar recortes de vídeos antigos do deputado, falando negativamente sobre mulheres. O prefeito foi obrigado a retirar o vídeo e publicar outro feito pelo adversário, onde ele aparece em um ato político sendo ovacionado pela multidão e afirma: “O prefeito de Fortaleza editou um vídeo e mentiu, tentando me colocar contra as mulheres. Primeiro, ele esqueceu de combinar com as mulheres”. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já Sarto ganhou direito de resposta após o candidato do PL afirmar em vídeo que gestor municipal estaria “obrigando” servidores terceirizados a trabalharem na campanha do atual prefeito candidato à reeleição. “André, tá aqui o meu direito de resposta”, afirmou Sarto ao publicar novo vídeo nas redes sociais de Fernandes, onde está em ato de campanha, com apoiadores vestindo sua cor de campanha e cantando jingle do candidato.


O POVO entrou em contato com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Fernandes Neto, que explicou que o direito de resposta teria a finalidade de desmentir ou desqualificar a acusação inverídica, mas que pode ser utilizado da forma que o candidato preferir. “Apresentar propaganda eleitoral é uma opção política, opção partidária ou estratégia de campanha. Talvez tenha avaliado que é mais interessante promover-se na página do adversário ao invés de propriamente responder os fatos equivocados” completou o advogado.

Ambos os candidatos são destaque nas redes sociais por conta de suas campanhas, que têm atingido grande número de internautas, para além de Fortaleza. A Justiça Eleitoral mantém regras para a disseminação de conteúdos nas mídias digitais, e o não cumprimento pode ser passível de multa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

André Fernandes José Sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar