Camilo declara apoio a pelo menos 7 candidaturas adversárias do PT no Ceará; veja quais
Em alguns casos, ministro se posiciona contrário ao PSB de Eudoro e Cid. Em outro, endossa candidato coligado com PL de Bolsonaro
07:00 | Out. 02, 2024
Camilo Santana (PT), ministro da Educação e ex-governador do Ceará, é uma das principais lideranças do PT na atualidade. Com intuito de fortalecer a disputa pelas prefeituras do Estado, ele até tirou férias do MEC para atuar na campanha de correligionários e aliados.
Fortaleza é o foco das atenções, mas o trabalho em cidades-chaves também é executado, com agendas em localidades como Caucaia e Juazeiro do Norte. Contudo, em pelo menos sete municípios, ele apoia postulações de adversários da sigla petista.
Em três corridas eleitorais, o endosso de Camilo confronta diretamente o PSB de seu pai, Eudoro Santana, e do aliado de longa data Cid Gomes. O primeiro é presidente estadual da legenda, enquanto o segundo é o principal articulador da sigla socialista nas eleições municipais de 2024. O cenário é apresentado nas localidades de Acopiara, Canindé e Itapajé.
Ocorre, ainda, de Camilo defender postulação do PSB em detrimento de chapa encabeçada pelo PT, como o registrado nos municípios de Barreira e Palmácia. Em Pacatuba, o ministro também apoia candidatura socialista em vez da chapa que o PT ocupa a vaga de vice.
Outro desenho que chama atenção é o de Aratuba. Por lá, a legenda petista não tem candidatura própria e nem coliga com nenhuma das duas candidaturas. Entretanto, o ex-governador chancela a postulação do concorrente que tem o PL na coligação, partido em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é o principal expoente e polariza politicamente com a principal liderança do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As declarações de apoio de Camilo foram publicizadas em vídeos de campanha visualizadas pelo O POVO nas redes sociais dos candidatos e de pessoas do entorno deles na última semana.
A reportagem tentou contato com o ministro, via assessoria de comunicação, mas não houve retorno até a publicação deste texto. No fim de setembro, Camilo explicou ao O POVO que seus apoios em Acopiara, Palmácia e Canindé foram "decisões pessoais" que partiam de "coerência e em retribuição à eleição de 2022".
Questionado se os posicionamentos contrários ao PT gerariam rusgas com setores do partido, Camilo respondeu que sempre busca ser "franco" e "sincero". "Em alguns locais, neutralidade, não me posicionei nem para um lado nem para outro, porque os dois lados nos apoiaram. Então, sempre procuro ser justo nessas situações".
Apoios de Camilo: em quais cidades o ministro não apoia o PT e quem ele apoia?
- Acopiara - Fabia Almeida (MDB)
- Aratuba - Joerly Vítor (Republicanos)
- Barreira - Chaveirinho (PSB)
- Canindé - Kledeon Paulino (Republicanos)
- Itapajé - Nonatinho (Republicanos)
- Palmácia - Leonardo Araújo (PSB)
- Pacatuba - Rafael Marques (PSB)
Apoios de Camilo: como é a disputa nessas cidades?
Acopiara - Fabia Almeida (MDB)
Em Acopiara, município distante 369 quilômetros de Fortaleza, Camilo Santana apoia a candidata a prefeita pelo MDB, Fabia Almeida. Por lá, a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, compõe a coligação do candidato Dr. Vilmar Félix, do PSB, partido que, por sua vez, tem o senador Cid Gomes como principal articulador nas eleições deste ano.
Conforme dados da Justiça Eleitoral registrados no portal DivulgaCand, consultados pelo O POVO nesta terça-feira, 1º, os eleitores de Acopiara contam com outra alternativa para escolherem no próximo dia 6 de outubro: Dra. Ana Patrícia, que concorre pelo Republicanos.
“A minha candidata em Acopiara é a Dr. Fabia. A Fabia é uma grande mulher e reúne todas as condições para fazer um grande trabalho para fazer Acopiara avançar cada vez mais”, disse Camilo em vídeo repostado, com recurso de 24h de veiculação, pela candidata.
Ela também é apoiada pelo atual prefeito, Antônio Almeida Neto (MDB), que está no quarto mandato, sendo o segundo consecutivo, e, assim, não pode tentar reeleição.
Aratuba - Joerly Vítor (Republicanos)
O cenário em Aratuba, distante 121 quilômetros de Fortaleza, é inusitado. Por lá, o PT não coliga nem com o atual prefeito, que tenta reeleição, Joerly Victor (Republicanos), e nem com Carlos Menezes, conhecido como Furinga (PSB). Eles são os únicos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apoiado por Santana, o primeiro compõe com partidos da base do governo Elmano de Freitas (PT), como Republicanos, MDB e PSD, mas também com o PL, partido de Bolsonaro. Do outro lado, a formação é estabelecida por PSB, União Brasil, PDT, Podemos e a Federação PSDB-Cidadania.
Em trecho do vídeo em apoio a Joerly, Camilo aponta avanços no Ceará, afirmando que "continuar trazendo mais benefícios é fundamental". E convoca: "Em Aratuba, peço seu apoio e seu voto para o Joerly Vítor. Vote Joerly Vítor!".
Barreira - Chaveirinho (PSB)
A 84 quilômetros da capital cearense, o município de Barreira conta com quatro candidaturas aptas ao pleito de 2024. Alailson Saldanha é o postulante do PT. Já Marcio Gley, conhecido como Chaveirinho, do PSB, é apoiado pelo ministro Camilo.
"Chaveirinho, além de ter o compromisso com a cidade de Barreira, eu vou trabalhar muito para ajudá-lo junto ao Governo Federal, com o presidente Lula, com o governador Elmano, para que juntos, de mãos dadas, a gente possa trabalhar para melhorar a vida das pessoas de Barreira", disse o ex-governador.
Canindé - Kledeon Paulino (Republicanos)
Distante 177 quilômetros de Fortaleza, Canindé tem dois concorrentes. Professor Jardel (PSB) é apoiado pela federação em que o PT está inserido, além de ser do partido de Cid e Eudoro, o vice é o petista Ilomar Vasconcelos. Camilo, no entanto, endossa o adversário local: Kledeon Paulino (Republicanos), que é defendido pela atual prefeita, Rozário Ximenes (Republicanos).
"E eu vou trabalhar muito junto ao governo federal do presidente Lula, junto ao governador Elmano, de mãos dadas, Kledeon, para que a gente possa trabalhar muito por Canindé e fazer Canindé avançar cada vez mais", diz, em vídeo, o titular do MEC.
Itapajé - Nonatinho (Republicanos)
Raimundo Nonato, conhecido como Nonatinho (Republicanos), é o candidato apoiado por Camilo em Itapajé. Localizado a 129 quilômetros da Capital, o município conta com outras duas postulações aptas. Uma delas é a da prefeita Dra. Gorete (PSB), que tem o PT na coligação, e tenta reeleição.
"Aqueles que me conhecem e confiam em mim, votem 10 no dia 6 de outubro. E o meu compromisso, que vou trabalhar muito junto ao governo do presidente Lula, junto ao governador Elmano, para que, de mãos dadas, a gente possa trabalhar para melhorar a vida do povo de Itapajé e fazer as grandes mudanças que Itapajé precisa e Itapajé merece", declarou o petista, acrescentando que Nonatinho seria a "segurança da grande e verdadeira mudança" no município.
Palmácia - Leonardo Araújo (PSB)
Na cidade de Palmácia, a 70 quilômetros de Fortaleza, o apoio de Camilo colide diretamente com uma candidatura encabeçada pelo PT, que tem Marcondes Barbosa. Ele é defendido pelo líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT).
O ministro, no entanto, endossa a postulação de Leonardo Araújo (PSB), que é um forte aliado de Camilo e integrava o governo Elmano até abril deste 2024, quando deixou o cargo de assessor especial de Assuntos Federais do Ceará para concorrer à Prefeitura.
"Em Palmácia, peço o seu apoio e o seu voto para o Leonardo Araújo. Vote Leonardo Araújo para prefeito", afirmou Camilo em vídeo.
Pacatuba - Rafael Marques (PSB)
Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, apresenta o cenário mais embolado em torno dos apoios de Camilo. No município,o titular do MEC endossa a candidatura à reeleição do prefeito Rafael Marques (PSB). O PT, no entanto, ocupa a vaga de vice na chapa encabeçada pelo União Brasil.
"Continuar trazendo mais benefícios é fundamental. Por isso, é muito importante que façamos as escolhas certas nessa próxima eleição. Em Pacatuba, peço o seu apoio e o seu voto para o Rafael. Vote Rafael para prefeito!", disse Camilo
Rafael assumiu o comando do Executivo após o tio e ex-prefeito, Carlomano Marques (MDB), renunciar o mandato após investigações. Ambos romperam politicamente. Enquanto Rafael tenta mais quatro anos na prefeitura, Carlomano almeja uma vaga na Câmara Municipal de Pacatuba.
Já o PT escolheu Ésio de Souza para concorrer como candidato a vice de Larissa Camurça (União Brasil). Ela é esposa do deputado estadual e ex-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça.
Ésio é marido da deputada federal Fernanda Pessoa, filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Todos esses do União Brasil. A chapa de Pacatuba é apoiada por Roberto, que tenta a reeleição com um vice do PT.