Valim critica Naumi e apoio de Zé Gerardo a Emilia: "Caucaia não pode voltar ao filme de terror"
O prefeito do município aproveitou para endossar a campanha de Waldemir Catanho (PT) e disse que a candidatura do petista é a "certa"
22:09 | Out. 01, 2024
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), chamou ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) de “Frankestein” e criticou Emília Pessoa (PSD) por ter apoio dos ex-prefeitos Zé Gerardo (PDT) e Inês Arruda (PDT). Na fala, houve espaço para afinetadas ao vice-prefeito do município, Deuzinho Filho (União Brasil). O conteúdo consta em vídeo publicado nas suas redes sociais nesta terça-feira, 1º.
Valim aproveita a publicação para endossar o apoio de Waldemir Catanho (PT) e afirmar que Caucaia “não pode voltar àquele filme de terror do passado”.
Leia mais
Sobre Naumi, Valim afirmou que o candidato teve oportunidade de promover ações na cidade no período em que foi prefeito, mas, segundo o atual prefeito, não fez. Valim ainda fez alusão ao caso do irmão do ex-prefeito, pego com dinheiro escondido pela Polícia Federal, nas eleições municipais de 2020. Neste momento, o gestor que se referiu a Naumi como "Frankestein", em referência ao personagem.
“Tem 'cabra' que mente tanto que a cara nem treme, que diz que deixou dinheiro pros espigões, diz que deixou dinheiro para a estrada dos sertões, diz que deixou dinheiro para trocar todas as lâmpadas da cidade. Você sabe de que time eu tô falando: Naumi Frankestein. (...) Mas esse povo quer voltar, sabe para quê? Olha, quem não lembra dessa grande apreensão de dinheiro? Inclusive, dinheiro na cueca”, apontou Valim.
Já sobre a candidata Emília Pessoa, Valim direcionou as críticas também a apoiadores da campanha dela. “Zé Gerardo e Inês Arruda, quem não lembra o primeiro ficha suja do país e o escândalo do papel higiênico que dava pra dar volta ao mundo. Esse aqui, Deuzinho Filho, não precisa nem eu falar”.
Em 2010, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou o primeiro candidato com base na Lei da Ficha Limpa. O caso julgado pelo TSE envolvia o deputado estadual Francisco das Chagas (na época no PSB), cuja candidatura à reeleição tinha sido negada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado em 2006 por captação ilícita de voto.
Zé Gerardo, então, foi o primeiro deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desde a Constituição Federal de 1988. Ele foi considerado culpado por crime de responsabilidade, na aplicação irregular de recursos de convênio com o Ministério do Meio Ambiente.
Valim endossa candidatura de Catanho
Depois de citar todos esses casos, Vitor Valim finalizou o vídeo endossando a candidatura de Catanho e afirmou que o time do PT é o “certo”, além de citar programas desenvolvidos pelo governo petista.
“Agora se você quer uma Caucaia que continue a avançar o time certo é esse: Lula presidente, Camilo ministro, Catanho prefeito. (É o) Minha casa, minha vida, aqui pé-de-meia, bolsa família, Hospital da Mulher. Quem quer uma Caucaia continuando a avançar, meu time é esse: Catanho 13.
As eleições municipais estão marcadas para o próximo domingo, 6 de outubro. Caucaia é a única cidade cearense, além de Fortaleza, que pode ter o segundo turno. De acordo com a Paraná Pesquisa, divulgada em 10 de setembro, Naumi está na liderança da disputa, com 35,9%, seguido por Emília Pessoa, com 18,9%, Waldemir Catanho, com 15,4% e Coronel Aginaldo (PL), com 12,3%.