Izolda tem fim de semana de campanha intenso ao lado de Camilo e com Cid a cavalo
Em eventos que reuniram três ex-governadores, campanha do PSB adota tom de continuidade e defesa da democracia, na busca de evitar o fim do ciclo político de 28 anosA candidata a prefeita de Sobral Izolda Cela (PSB) cumpriu uma intensa agenda de campanha no último fim de semana antes da eleição, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do senador Cid Gomes (PSB). Os três ex-governadores do Ceará.
O sábado teve mobilização desde a manhã até a noite, começando com adesivaço na Praça São João, seguido de carreata pelas principais ruas da cidade. O discurso dos apoiadores foi de otimismo e defesa da continuidade do grupo político que, segundo defendem, colocou Sobral em posição de destaque nacional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dia de mobilização
O sábado da campanha governista começou no famoso Café Jaibaras, no Becco do Cotovelo, local histórico e conhecido ponto de encontro político em Sobral. Acompanhada de Cid e Camilo, Izolda tomou o tradicional cafezinho no Becco e posou para fotos. De lá, a comitiva seguiu a pé até a Praça São João, onde os militantes e apoiadores participaram de um adesivaço com a candidata.
A campanha foi encerrada com entrevista coletiva em frente ao Theatro São João. Os aliados falaram da importância de continuar o projeto político que transformou a cidade ao longo das últimas décadas. “A experiência de Izolda na educação e em outras áreas é o que Sobral precisa para seguir avançando”, afirmou Camilo Santana.
Carreata e clima de otimismo
No fim da tarde, Izolda Cela liderou carreata ao lado de Camilo e Ivo Gomes, enquanto Cid Gomes, em um gesto já tradicional nos períodos eleitorais sobralenses, participou montado a cavalo. O percurso começou em frente ao Detran e seguiu pela Av. John Sanford até o Arco do Triunfo. O evento foi finalizado em frente ao comitê da campanha, com discursos entusiasmados de Izolda e Camilo Santana.
Discursos de defesa da continuidade e da democracia
Finalizando a carreata, Camilo Santana fez uma defesa enfática da candidatura de Izolda: "Sobral não pode andar para trás. O outro lado representa o retrocesso, representa (Jair) Bolsonaro e tudo o que ele nega, inclusive a vacina", afirmou o ministro, que enfatizou a experiência de Izolda em gestão pública e a trajetória como vice-governadora e governadora do Ceará. Camilo lembrou que, ao lado de Izolda, compartilhou oito anos de gestão no Estado e reforçou a importância da experiência da candidata para o sucesso de Sobral.
Izolda Cela fez discurso emocionado, destacando o valor da "boa política", pautada pelo compromisso com a educação, a saúde e o desenvolvimento social. "Nós somos o time do presidente Lula, do Camilo, do Cid. Somos o time que defende a democracia e que quer continuar trazendo mais avanços para Sobral", afirmou a candidata, destacando a importância de eleger também uma bancada de vereadores comprometida.
Quem apoia Izolda Cela?
Além de Camilo Santana e Cid Gomes, Izolda Cela conta com o apoio de Ivo Gomes, atual prefeito de Sobral, e de figuras importantes do cenário político cearense e nacional, como o presidente Lula e o governador Elmano de Freitas (PT). A campanha também tem forte adesão de lideranças locais e movimentos sociais, que veem em Izolda a continuidade das políticas públicas dadotadas ao longo das últimas gestões da cidade.
O que essa disputa significa?
A candidatura de Izolda Cela carrega a responsabilidade de manter no poder o grupo que chegou à Prefeitura na eleição de Cid, em 1996, quando inaugurou a parceria com o PT, que governa o Ceará desde 2007.
Ao escolher Izolda, o grupo lançou um nome de peso, com experiência que vai desde a Secretaria de Educação de Sobral, Secretaria da Educação do Estado até o posto de governadora do Ceará, Izolda é vista como uma figura que pode garantir a continuidade das políticas públicas bem-sucedidas, especialmente na educação e saúde, áreas prioritárias para seu plano de governo.
Com a reta final da campanha se aproximando, Izolda segue com uma intensa agenda de mobilização, apostando no trabalho de seus apoiadores e na confiança que construiu ao longo de sua carreira pública para alcançar o título de primeira prefeita de Sobral.
Pesquisa do Instituto Paraná divulgada há duas semanas mostrou a candidata em desvantagem. Na liderança estava o can didato de oposição, deputado estadual Oscar Rodrigues, com 49,8%. Izolda apareceu com 37,3%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 640 eleitores entre 16 e 19 de setembro. A pesquisa foi contratada por DON7 Media e está registrada com número CE-0049/2024.
João Victor Costa, de Sobral