Justiça Eleitoral lança vídeos educativos sobre processos de votação e de apuração

As peças foram feitas para a campanha "Se apronte pra votar", iniciada em agosto desse ano, e ainda serão lançados mais três vídeos da série

19:58 | Set. 27, 2024

Por: Camila Maia
Urna eletrônica (foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

A campanha “Se apronte pra Votar”, promovida pela Justiça Eleitoral, lançou dois filmes de instrução ao eleitor nesta quinta-feira, 26. As temáticas abordadas nas produções audiovisuais foram o uso de celular na cabine de votação e como os votos são apurados ao final do pleito.

Os vídeos complementam uma série de oito episódios que explicam o processo de eleição para os cidadãos. As peças publicitárias da campanha já trataram de temas como o uso do e-Título, a função biometria e como votar no 1º turno das eleições municipais.

Com duração média de 30 segundos, os filmes educativos serão exibidos nas emissoras de TV e rádio de todo Brasil, nas redes e no canal da Justiça Eleitoral no Youtube.

Novos episódios lançados

O quarto vídeo da sequência explicou a proibição do uso de celular nas cabines votação, de acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/1997) e resolução do TSE nº23.736/2024. O eleitor pode entrar na seção eleitoral com o aparelho eletrônico, mas precisa depositá-lo no local indicado pelo mesário para acessar a urna.

Câmeras, aparelhos de rádio, gravadores e outros equipamentos que atrapalhem o sigilo do processo, também são vetados da cabine e precisam seguir as mesmas indicações.

A quinta publicação da série mostra qual o caminho do voto no encerramento de cada turno. Inicialmente, a urna eletrônica registra os resultados sem qualquer vinculação com os dados do eleitor. Após o fechamento da seção, é gerado um boletim (BU) com o número de votos de cada urna, publicado logo em seguida na internet.

A totalização é feita a partir da mídia de resultado interna e levada para um centro de transmissão, que podem ser cartórios eleitorais, locais de votação ou sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

A campanha futuramente tratará de tópicos como boca de urna, justificativa de voto e como votar no 2º turno das eleições de 2024. Abaixo, veja os filmes já disponibilizados pela Justiça Eleitoral em suas mídias:

  • E-título

  • Biometria

  • Como votar no 1º turno

  • Caminho do voto