Pesquisa Datafolha Fortaleza: André e Evandro dividem liderança; Wagner e Sarto caem
André Fernandes teve oscilação positiva de 2 pontos percentuais. Evandro cresceu 6 pontos. Capitão Wagner caiu 6 e Sarto, 3A quarta pesquisa Datafolha sobre a eleição para prefeito de Fortaleza mostra André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) em continuidade na tendência de crescimento e se distanciando dos adversários, que seguiram em queda. Os candidatos do PL e do PT lideram as intenções de voto e estão em vantagem para chegar ao segundo turno, conforme o Datafolha. A pesquisa é contratada pelo O POVO. Veja os números:
Intenção de voto estimulada
- André Fernandes (PL):27% (+2)
- Evandro Leitão (PT): 25% (+6)
- Capitão Wagner (União Brasil): 17% (-6)
- José Sarto (PDT): 15% (-3)
- Eduardo Girão (Novo): 4% (+2)
- Técio Nunes (Psol): 1% (=)
- Zé Batista (PSTU): 0 (=)
- George Lima (Solidariedade): 0 (=)
- Em branco/nulo/nenhum: 7% (=)
- Não sabe: 3% (=)
Números entre parênteses indicam a variação das intenções de voto entre a pesquisa de 11 a 13 de setembro e a atual, entre 23 e 24 de setembro
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Chico Malta (PCB) não foi citado.
André Fernandes teve oscilação positiva de 2 pontos percentuais e alcançou 27% das intenções de voto. Evandro Leitão cresceu 6 pontos percentuais e tem 25%. André e Evandro estão tecnicamente empatados.
Capitão Wagner (União Brasil) caiu 6 pontos percentuais. Pela primeira vez na série de pesquisas do Datafolha ele não aparece tecnicamente empatado na liderança.
José Sarto (PDT) tem 3 pontos a menos que na pesquisa anterior e está com 15%. O candidato do União Brasil e o do PDT estão tecnicamente empatados na disputa pelo terceiro lugar.
O Datafolha entrevistou 826 eleitores nos dias 23 e 24 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O índice de confiança aponta a chance de o resultado da pesquisa estar dentro da margem de erro estimada.
A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-06915/2024.
Análises:
Guálter George | O candidato do "mito" virou candidato de si mesmo em Fortaleza
Carlos Mazza | Evandro diz que "boa parte" dos terceirizados da Prefeitura "não trabalham"
Henrique Araújo | Wagner despenca e fica mais longe do 2º turno
Érico Firmo | Sarto corre para evitar entrar para a história pelo lado ruim
Qual a rejeição aos candidatos?
O Datafolha mostrou ainda a rejeição dos candidatos a prefeito de Fortaleza. Confira os números aqui
Simulações de 2º turno
O Datafolha fez ainda seis simulações de 2º turno. Confira aqui quem leva a melhor nos vários cenários
Agregador de pesquisas
As tendências eleitorais apresentadas pelas pesquisas de intenção de voto dos principais institutos estão reunidas em agregador disponibilizado pelo O POVO+. A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.
Qual a tendência da eleição em Fortaleza?
Nas duas últimas rodadas do Datafolha, André Fernandes subiu 11 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada de 11 a 13 de setembro, André havia subido 9 pontos percentuais em relação aos números de 20 e 21 de agosto. Desta vez, ele não mostrou o mesmo fôlego, mas teve oscilação positiva de 2 pontos, mesmo após passar a ser alvo dos adversários de modo mais incisivo, principalmente do ex-aliado Capitão Wagner.
O ritmo mais intenso de crescimento tem sido de Evandro. Impulsionado pelo maior tempo no horário eleitoral, ele cresceu 15 pontos percentuais nas duas últimas pesquisas. Ele havia crescido 9 pontos entre as duas rodadas anteriores. Agora, subiu 6 pontos.
Wagner, por sua vez, tem a trajetória descendente mais intensa. Em duas rodadas, caiu 12 pontos — 6 em cada uma delas.
Sarto tem 8 pontos a menos em relação a duas rodadas atrás. Havia caído 5 pontos e agora teve movimentação negativa de 3 pontos, no limite máximo da margem de erro.
Como estão os demais candidatos?
Eduardo Girão (Novo) interrompeu a trajetória de oscilações negativas e passou de 2 % para 4%. Técio Nunes (Psol) manteve 1%, mesmo percentual em todas as rodadas.
Zé Batista (PSTU) e George Lima (Solidariedade) foram citados, mas não chegaram a 1%.
Chico Malta (PCB) apareceu na lista, mas não foi mencionado por nenhum entrevistado pelo Datafolha.
O percentual dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum ficou estável, em 7%. Também não houve variação nos que disseram não saber em quem votar — 3%.
Intenção de voto espontânea
O Datafolha mediu também a intenção de voto espontânea. Nessa pergunta, os eleitores dizem em quem pretendem votar sem ver a lista com o nome dos candidatos. Veja os números:
- André Fernandes (PL): 19% (+3)
- Evandro Leitão (PT): 14% (+3)
- José Sarto (PDT): 10% (-2)
- Capitão Wagner (União Brasil): 9% (-3)
- Eduardo Girão (Novo): 1% (+1)
- Votar no PT/candidato do PT: 1% (+1)
- Outras respostas: 7% (+1)
- Em branco/nulo/nenhum: 5% (+1)
- Não sabe: 33% (-5)
Tanto André Fernandes quanto Evandro Leitão tiveram variação positiva de 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro. O candidato do PL chegou a 19%. O petista, 14%.
José Sarto e Capitão Wagner, por sua vez, tiveram oscilações negativas. Sarto, de 2 pontos, e foi a 10%. Wagner, 3 pontos, indo a 9%.
Como o Datafolha escolheu quem seria entrevistado?
A seleção de quem responderia ao questionário foi feita em duas etapas. Primeiro, foram sorteadas as regiões e os bairros que fizeram parte da amostra. No segundo momento, foram sorteados os pontos de abordagem onde foram feitas as entrevistas.
Por fim, os entrevistados foram selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária, de acordo com os dados fornecidos por TSE (agosto/2024), IBGE (PNAD 2023 e Censo 2022) e dados primários de outros levantamentos do instituto.
A eleição para prefeito de Fortaleza em 2024
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorrem em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
Há nove candidatos na disputa:
- André Fernandes (PL), deputado federal
- Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado federal
- Chico Malta (PCB), advogado
- Eduardo Girão (Novo), senador
- Evandro Leitão (PT), deputado estadual
- George Lima (Solidariedade), ex-deputado estadual
- José Sarto (PDT), prefeito e candidato à reeleição
- Técio Nunes (Psol), produtor cultural
- Zé Batista (PSTU), operário da construção civil e sindicalista.
Cenário da eleição
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente