Em meio a pesquisas, vereadores usam tribuna para trocar ironias e defender candidatos
Adail Júnior (PDT) e Didi Mangueira (PDT), aliados de Sarto, exaltaram o prefeito, enquanto Bruno Mesquita (PSD), próximo a Evandro, ironizou as falas
22:19 | Set. 25, 2024
Perto da data do primeiro turno das eleições, em meio a pesquisas eleitorais, a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) foi preenchida, nesta quarta-feira, 25, com falas dos vereadores voltadas para a acirrada disputa na Capital.
Minutos antes da divulgação da pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO, Adail Júnior (PDT) celebrou o crescimento do prefeito José Sarto (PDT) nas intenções de votos no instituto Atlas/Intel, apresentada na terça-feira, 24. Adail é apoiador do prefeito.
De acordo com o vereador pedetista, o aumento da tensão entre André Fernandes (PL) e Capitão Wagner (União) tem favorecido o candidato Sarto e o crescimento do prefeito é "díficil de parar".
"Essa discussão, essa briga nas redes sociais, na televisão, nas campanhas propriamente ditas de Capitão Wagner com André Fernandes está sobrando positivamente para nós. E aí tá garantindo sim nosso prefeito Sarto Nogueira no segundo turno. Não tenho dúvida disso Veja que começou uma ascensão na pesquisa do nosso prefeito Sarto. E aí é difícil parar esse crescimento e depois cair", disse.
Na pesquisa Atlas, o prefeito pontuou 22%, um crescimento de três pontos percentuais. Já na Datafolha, Sarto caiu três pontos percentuais, ficando na quarta colocação com 15%. Na visão de Adail, os números de Sarto na pesquisa Atlas dá um "ânimo para a militância continuar com agendas nas ruas".
"E aí abre-se as portas para todas aquelas pessoas que não querem Evandro, que não querem Capitão Wagner e que não querem André, só tem uma saída, Sarto Nogueira", declarou.
Ironias: "Instituto Adail Jr." x "Instituto Bruno Mesquita"
Bruno Mesquita (PSD), apoiador de Evandro Leitão (PT), usou a tribuna em sequência e ironizou a fala do colega parlamentar dizendo que tais dados foram retirados do "instituto Adail Júnior" e também citou o vice-líder do Sarto, Didi Mangueira (PDT).
"Vereador Adail Jr., na ânsia de fazer um agrado ao prefeito José Sarto, vem a tribuna e cria o instituto Adail Jr. Quem foram ouvidos? Vou dizer os entrevistados, vereador Didi, que também tá na mesma doença dele, e mais cinco ou seis alienados. Doido pra escaparem", ironizou.
Segundo Mesquita, a cidade de Fortaleza já "escolheu quem vai para o segundo turno". "Se é Evandro, se é André, se é Capitão, eu não sei não. Mas o prefeito Sarto não vai não", disse.
Citado por Bruno, Didi Mangueira falou que não gostaria de levar a pauta das eleições para a tribuna, mas ironizou o vereador na mesma medida. "Mas eu também vi agora que tem um novo instituto. Instituto BM, instituto Bruno Mesquita", alfinetou.
E desafiou: "O vereador Adail Jr. traz aqui o que as pesquisas estão dizendo, não é instituto do Adail. Mas o Bruno vem falar do instituto BM, que fez a previsão, que fez a pesquisa. Achei parecido com comentarista e futebol, comenta o que aconteceu. Quero ver fazer a previsão do placar".
O vice-líder do Sarto também declarou que "não há eleição ganha e nem perdida antes do dia da votação". Ele citou o fato dos outros candidatos estarem procurando os vereadores aliados do prefeito por, em seu entendimento, não terem a garantia de vitória.
"Não é a toa que outros candidatos que estão bem nas pesquisas estão procurando os vereadores aliados do Sarto, para irem para conversarem já falando em um segundo turno. É porque não tem certeza de vitória, porque o povo é quem vai escolher. E na minha avaliação, como pedetista, como líder da maior bancada desta Casa, vice-líder do prefeito Sarto, o projeto que está aí fazendo essa mudança em Fortaleza, esse projeto é o projeto que será o vitorioso", disse.