Fortaleza: Chico Malta defende tarifa zero nos ônibus e redução da jornada de trabalho
Após indeferimento da candidatura a governador em 2022, Chico Malta afirma que eleitores poderão votar tranquilamente em sua chapaEm sabatina realizada nesta terça-feira, 24, no O POVO News (1ª edição), o candidato à Prefeitura de Fortaleza Chico Malta (PCB) destacou a importância da redução da jornada de trabalho e a tarifa zero nos transportes coletivos da Capital. Esta é a segunda rodada de entrevistas com os postulantes à Prefeitura de Fortaleza. A definição da ordem dos entrevistados ocorreu em sorteio.
A redução da jornada e a tarifa zero são algumas das principais propostas do postulante, que falou sobre o plano de governo para a cidade durante o programa. O candidato do PCB foi o segundo entrevistado de uma série de sabatinas que seguirá durante esta semana e na próxima.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Logo no início da entrevista, o advogado e militante comunista comentou sobre o indeferimento da candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em 2022, Malta concorreu ao cargo de governador do Estado e, segundo o órgão, não teria prestado contas com a Justiça Eleitoral. O partido entrou com recurso, porém o pedido foi negado pelo TRE.
Leia mais
“O indeferimento da campanha se deu, única e exclusivamente, por questões formais e burocráticas. Como sou também advogado, fui o advogado da campanha. O PCB não recebeu um centavo de fundo eleitoral, toda a nossa prestação de contas é zerada e foi juntada nos prazos legais junto ao TRE. Por ter faltado um documento, que é a procuração do Chico Malta candidato para o Chico Malta advogado, o tribunal considerou a inexistência de documento essencial e considerou as contas como não prestadas”
Malta ainda garantiu que o nome dele estará na urna e afirmou que os eleitores poderão votar "tranquilamente" no dia 6 de outubro.
Redução da jornada de trabalho
Em relação às propostas, o candidato defendeu a redução da jornada de trabalho, apontando que a medida é um “gerador de emprego e de renda” e pode chegar até nos setores privados.
“Ao contrario do que alguns dizem, é um gerador de emprego, de renda e de riqueza para o município. Não só no setor público, mas também seria feita uma ampla discussão com setores privados que poderiam aderir essa medida. É uma medida que não é socialista. Em muitos países capitalistas estão aplicando a redução da semana de trabalho, países inclusive de ponta da economia capitalista”, disse.
Segurança pública
Já sobre a segurança pública, Malta defendeu que o trabalho deve ser feito de forma integrada. O advogado considerou que, atualmente, a Guarda Municipal de Fortaleza difere pouco da Polícia Militar do Estado do Ceará (PCCE) e considerou que o órgão municipal deve ser comunitário.
“A Guarda Municipal virou uma polícia municipal, virou uma extensão da Polícia Militar. O armamento da Guarda Municipal, a estrutura, o modus operandi, pouco difere das ações da Polícia Militar [...] A Guarda deve ser comunitária, integrada, por exemplo, com a Seduc no sentido da proteção. Nós aumentaremos o efetivo da Guarda, não para criar pelotão de bairro, ou seja, mais repressão. Nós vimos que o caminho não é por aí, só faz aumentar a violência, essa concepção de inimigo interno. A nossa concepção será de Guarda Comunitária de proteção, principalmente, da nossa população de jovens e adolescentes”, explicou.
Transporte público
Outra proposta que compõe o seu plano de governo é sobre transporte público gratuito para a população. O candidato afirma que o programa seria aplicado de forma gradual. "Vamos iniciar com estudantes, ampliar para os desempregados, que já são penalizados pela perca do emprego e não têm como estar se movimentando na cidade a procura de emprego, e não podemos limitar isso a tantas passagens [...] Fortaleza não aguenta mais a quantidade de veículos particulares nas vias" completou.
Confira as datas das sabatinas de cada candidato de Fortaleza:
O POVO News primeira edição:
23/09: Zé Batista (PSTU), às 8h40min
24/09: Chico Malta (PCB), às 8h40min
25/09: Evandro Leitão (PT), às 8h40min
26/09: Capitão Wagner (União Brasil), às 8h40min
27/09: André Fernandes (PL), às 8h40min
30/09: Eduardo Girão (Novo), às 8h40min
1º/10: George Lima (Solidariedade), às 8h e José Sarto (PDT), às 8h40min
2/10: Técio Nunes (Psol), às 8 horas