Camilo rebate Tasso após ser chamado de "coronel": "Precisa se olhar no espelho"
"Eu fui o governador que não coloquei um familiar no meu governo e olhe que a minha mulher trabalhou muito", afirmou o ministro da Educação ao O POVO
13:16 | Set. 24, 2024
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), respondeu a comentário do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) segundo o qual o petista tem "características de coronel de fazer Adauto Bezerra ficar vermelho". "Ele precisa se olhar no espelho, né, às vezes, porque todo mundo sabe a minha maneira de agir de diálogo, de respeito, de simplicidade", disse Camilo à reportagem do O POVO após ser entrevistado pela Rádio O POVO CBN.
Adauto foi derrotado por Tasso em 1986, na disputa ao Governo do Ceará. A vitória do tucano pôs fim ao ciclo dos coronéis que comandaram a política cearense por 20 anos. No programa Debates do POVO, da Rádio O POVO CBN, Tasso afirmou que se tivesse um irmão no controle das verbas da Secretaria da Cultura ou a esposa como secretaria de Estado seria chamado, "com razão", de coronel.
"Eu fui o governador que não coloquei um familiar no meu governo e olhe que a minha mulher trabalhou muito. A minha mulher, hoje, é reconhecida numa das ações mais reconhecidas no Brasil que é o programa Mais Infância Ceará, tudo voluntário. Quando eu saí do governo, ela foi convidada, foi uma decisão dela dar sua contribuição e tem feito um grande trabalho. Aliás, eu nem queria", afirmou Camilo.
O ex-governador petista está de férias do Ministério da Educação para atuar em favor dos aliados que disputam prefeituras pelo Ceará, em especial Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza. O ex-governador tucano estreou na campanha de José Sarto (PDT), atual prefeito, no último dia 18, ao lado de Ciro Gomes (PDT).
"Eu não sou mais governador. Então, as pessoas têm o reconhecimento delas", prosseguiu Camilo.
E adicionou, agora diretamente sobre Tasso: "Agora, ele falar isso de mim... Ele precisa se olhar no espelho, né, às vezes, porque todo mundo sabe a minha maneira de agir de diálogo, de respeito, de simplicidade. Acho que a coisa mais importante para mim como homem público, a gente está na vida pública, é o reconhecimento da população. Então, estou muito tranquilo, respeito, jamais vou falar pessoalmente de ninguém, porque é um ex-governador, enfim. Mas, claro que ele fala o que quiser."
Onélia Santana, esposa de Camilo, conduziu o programa Mais Infância durante o governo do esposo. Atualmente, é secretária da Proteção Social no governo Elmano de Freitas (PT).
Irmão de Camilo, Tiago Santana é diretor-presidente do Instituto Mirante, organização social sem fins lucrativos que atua para contribuir com as gestões das políticas culturais do Ceará.
Para isso, a instituição trabalha em linha com a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE). A atuação do Mirante é ligada à administração e realização de atividades em equipamentos públicos culturais do Ceará, com ênfase para Museu da Imagem e do Som do Ceará (Mis-CE) e para o Complexo Cultural Estação das Artes.