Sabatina O POVO News: Batista defende manter Taxa do Lixo apenas para os ricos

Batista defende que as ideias do PSTU passem não somente pelos vereadores, mas pela apreciação de um grande conselho popular

Candidato do PSTU a prefeito de Fortaleza, o operário da construção civil Zé Batista afirmou que revogaria a Taxa do Lixo para todos os trabalhadores que habitam a capital. O socialista disse que manteria a cobrança aos ricos e, além disso, criaria novos meios de taxação das grandes fortunas, dentro do que compete à administração municipal. Zé Batista foi o primeiro entrevistado pela Sabatina do O POVO News (1ª edição), transmitida pelo YouTube do O POVO. A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio. Nesta terça-feira, 24, Chico Malta (PCB) será entrevistado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O raciocínio do candidato é de que os estratos mais pobres da Capital pagam impostos em mesma proporção que os ricos, o que considera injusto. "Esse debate de imposto, se você faz ele individual, é claro que o milionário vai dizer: 'eu pago mais do que você, Zé Batista'. Agora, se você pega isso proporcional ao número de habitantes da cidade ou do País, é claro que quem paga mais taxa do lixo em Fortaleza são os mais pobres."

"Não só a Taxa do Lixo, mas cobrar imposto sobre o lucro das grandes empresas, o imposto sobre o patrimônio, entende? Aqui na Praia do Futuro tem algumas casinhas de trabalhadores, eles pagam o mesmo imposto num papel de energia do que uma casa de barão, de milionário lá na Praia do Futuro", adicionou o candidato aos entrevistadores Ítalo Coriolano e Henrique Araújo, ambos colunistas do O POVO.

Batista defende que as ideias do PSTU passem não somente pelos vereadores, mas pela apreciação de um grande conselho popular, instituído no primeiro dia de eventual governo, cujas decisões teriam mais importância que as da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Questionado sobre a suposta inconstitucionalidade da ideia, ele respondeu: "olha, a Constituição brasileira, o que é que ela diz? Que é dever do estado garantir saúde, educação, moradia, saneamento básico e isso falta. Em todo o Brasil as pessoas passam fome, não tem casa para morar, não tem saúde de qualidade, não tem uma educação pública de qualidade e isso está na Constituição."

Confira as datas das sabatinas de cada candidato de Fortaleza:

O POVO News primeira edição:

23/09: Zé Batista (PSTU), às 8h40min
24/09: Chico Malta (PCB), às 8h40min
25/09: Evandro Leitão (PT), às 8h40min
26/09: Capitão Wagner (União Brasil), às 8h40min
27/09: André Fernandes (PL), às 8h40min
30/09: Eduardo Girão (Novo), às 8h40min
1º/10: George Lima (Solidariedade), às 8h e  José Sarto (PDT), às 8h40min
2/10: Técio Nunes (Psol), às 8 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Evandro Leitão Capitão Wagner André Fernandes Eduardo Girão José Sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar