Única sessão da Assembleia na semana passada teve duração maior que últimas três da Câmara

Enquanto o único dia de trabalho semanal da Assembleia durou três horas, os três dias somados na Câmara foram de uma hora e meia de atividade

18:51 | Set. 23, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes (foto: Junior Pio/Alece)

Com menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições municipais, onde serão definidos os vereadores e prefeitos, as campanhas estão cada vez mais acirradas. Tal afunilamento do período tem refletido em sessões plenárias pouco duradoras na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Estabelecida com as três sessões semanais, como é o normal, as atividades do parlamento legislativo da Capital têm sido consideravelmente mais curtas que a da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), cujo expediente tem sido realizado em apenas um dia da semana, modificação feita para o período eleitoral. 

Na última terça-feira, 17, a 73ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura da Alece durou 3h09min, como consta transmissão salva no canal do Youtube. Deputados participaram dos ritos da casa legislativa: leitura da ata, expediente, ordem do dia, votações e também reunião conjunta das comissões.

Já na Câmara Municipal, as três sessões realizadas durante a semana, somadas, duraram pouco mais de 1h30, de acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A duração é quase um terço em comparação com a sessão única da Assembleia.

No dia 17 a sessão da Câmara teve início 9h35 e foi encerrada às 10h, durando apenas 25 minutos. No dia seguinte, na quarta-feira, 18, ela foi aberta às 9h40 e finalizada no mesmo horário do dia anterior. Foram 40 minutos. Já na quinta-feira, 19, o expediente no plenário foi de meia hora, iniciado às 9h50 e encerrado às 10h20.

Candidatos na Assembleia e na Câmara

Por ser uma eleição municipal, os vereadores estão a todo vapor em suas campanhas eleitorais. No caso da Assembleia, ao todo, dez parlamentares são candidatos ao comando de municípios pelo Estado. Além desta movimentação, há os suplentes que assumiram uma cadeira temporariamente que concorrem a vereador.

Deputados que são candidatos a prefeituras

  • Cláudio Pinho (PDT) - candidato a prefeito São Gonçalo do Amarante
  • Dra Silvana (PL) -candidata a prefeita de Maracanaú
  • Oscar Rodrigues (União Brasil) - candidato a prefeito de Sobral
  • Emília Pessoa (PSDB) - candidato a prefeita de Caucaia
  • Evandro Leitão (PT) -candidato a prefeito de Fortaleza
  • Fernando Santana (PT) - candidato a prefeito de Juazeiro do Norte
  • Lucílvio Girão (PSD) - candidato a prefeito de Maranguape
  • Lucinildo Frota (PDT) - candidato a prefeito de Maracanaú
  • Simão Pedro (PSD) -candidato a prefeito de Orós
  • Gabriella Aguiar (PSD) - candidata a vice-prefeita de Fortaleza