Faixa de apoio a Evandro Leitão e vereador de Sarto é estendida em casa na Messejana

O PT e o PDT são partidos adversários nas eleições municipais de Fortaleza neste ano, o que torna a "dobradinha" algo inusitado

08:07 | Set. 23, 2024

Por: Isabelle Maciel
Casa de apoiador tem faixa em apoio a Evandro Leitão e a vereador do PDT (foto: Isabelle Maciel/O POVO)

Entre as ruas da grande Messejana destaca-se uma casa simples com uma faixa estendida em apoio a Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza, e ao vereador Marcel Colares (PDT), que apoia a candidatura de José Sarto (PDT). Ambos estão em partidos rivais nesta eleição.

Na faixa está escrito: “Messejana Unida: Estamos com Leonelzinho. Evandro 13 e Marcel Colares 1200”.

De acordo com pessoas da vizinhança, que não quiseram se identificar, o ex-vereador Leonelzinho, réu por suposto desvio de Verba de Desempenho Parlamentar, foi o responsável por colocar a faixa na casa.

Em um vídeo publicado nas redes sociais do ex-vereador, é possível visualizar a mesma faixa sendo utilizada durante carreata de Evandro Leitão no bairro Messejana. Ele também participou do ato de campanha junto ao candidato petista e ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Leonelzinho divide outras publicações entre o apoio ao petista e ao vereador Marcel Colares.

Para um observador menos atento, a ação pode não ser nada de mais, no entanto, desde que a aliança histórica no Ceará entre PT e o PDT foi quebrada, — depois do PDT decidir não lançar Izolda Cela, agora no PSB, como candidata ao governo do Estado em 2022 e, sim, apostar na candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) — a relação entre os dois partidos no Ceará ficou estremecida. 

Apesar do apoio de Leonelzinho a Evandro e Marcel, o vereador do PDT, que é filho do deputado estadual Dr. Hugo (Republicanos), mantém agenda de apoio a Sarto.

Nas eleições de 2022, algo semelhante aconteceu na disputa para o Governo do Estado: candidatos a deputado pelo PDT apoiando a candidatura de Elmano de Freitas (PT). O próprio Evandro Leitão, à época pedetista, é um exemplo desta dobradinha inusitada, tendo em vista que as siglas eram de chapas concorrentes. 

Vale destacar que alguns vereadores da base de Sarto falaram ao O POVO, sob condição de reserva, sobre a insatisfação com a demora de envio de recursos para as campanhas. Esse fato teria levado os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Evandro Leitão a entrarem em contato com os parlamentares, em busca de apoio.

O POVO tentou entrar em contato com Leonelzinho, mas não obteve êxito até o momento da publicação desta matéria. Em caso de retorno, o material será atualizado.