Autismo: veja quais são as propostas dos candidatos a prefeito de Fortaleza

Apontadas por leitores como as propostas mais importantes das eleições, promessas relacionadas ao autismo estão presentes na campanha de quase todos os candidatos

10:26 | Set. 23, 2024

Por: Marcelo Bloc
Autismo tem ganhado mais visibilidade (foto: CAMILA PONTES)

O POVO desta segunda-feira, 23, traz uma reportagem mostrando como é crescente a presença da temática do autismo nas eleições municipais de 2024, especialmente em Fortaleza. No texto, o leitor pode acompanhar a opinião de especialistas sobre o assunto, além de dados que envolvem pessoas dentro do espectro autista.

Em recente pesquisa divulgada pelo jornal, feita pelo Datafolha, as propostas para crianças autistas foram ranqueadas como as mais importantes pelos entrevistados. Mas o que prometem os candidatos a prefeito de Fortaleza sobre o assunto?

O POVO traz abaixo a lista de promessas relacionadas à temática das candidaturas a prefeito da Capital. Confira:

André Fernandes

- Casa do Autista: construção do maior Complexo Neurossensorial da América Latina. Espaço dedicado ao atendimento de crianças autistas e apoio aos pais, oferecendo serviços especializado e suporte contínuo para essas famílias.

Capitão Wagner

- Cidade do Autista: Criação do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas com TEA;
- Capacitação dos profissionais da atenção primária para refinar os diagnósticos;
- Garantia do acesso a intervenções terapêuticas;
- Adaptação de Espaços Públicos (ações de adaptabilidade dos espaços públicos, inclusão educacional, empregabilidade, autonomia financeira, sensibilização e educação da sociedade e apoio às famílias);
- Suporte para familiares e cuidadores;
- Salas do Afeto nas escolas municipais: salas acessíveis para alunos com TEA, destinada ao acolhimento em momentos de desconforto, ansiedade ou estresse.

Eduardo Girão

- Incluir em cada uma das seis macrorregiões da cidadã um Centro Especializado para Reabilitação de Transtorno do Espectro Autista e Pessoa com Deficiência;
- Parceria com o Iprede para ampliação do atendimento.

Evandro Leitão

- Espaço Girassol: um centro nas regionais para acolher e atender mães e pais atípicos e seus filhos com Transtorno do Espectro Autista.

George Lima

- Assegurar os direitos e proteções legais da pessoa autista, não apenas em observância à legislação pertinente, mas, sobretudo, criando as condições necessárias e indispensáveis à inclusão das pessoas atípicas em nossa sociedade;
- Oferecer atendimento preferencial, diferenciado e integral às pessoas com autismo em todas as unidades municipais de saúde, com consultas, exames, diagnósticos, tratamento e reabilitação, e apoio às suas famílias;
- Educação inclusiva e acolhedora em todas as unidades escolares do município, com suporte escolar gratuito e acompanhamento prioritário psicopedagógico.

Sarto

- Ampliar o Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea), implantando uma sede em cada das 12 Regionais.
- Oferecer com o Nutea acompanhamento multidisciplinar, incluindo o diagnóstico, prevenção de agravos, serviços especializados multiprofissionais, além de prover os serviços de emissão de laudos para concessão de benefícios para pessoas com TEA.
- Implantar cinco Centros de Referência Educacionais para alunos com TEA e outras necessidades, com atendimentos em contraturno, oferecendo atividades complementares com foco educacional.